1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Agosto

Protagonismo jovem é destaque da 10ª Semana Municipal da Juventude

Programação inicia neste sábado e se estende até a próxima sexta-feira

Atualizada dia

Uma série de atividades deve mobilizar jovens caxienses na 10ª edição da Semana Municipal da Juventude, que inicia neste sábado (11/08) e segue até a próxima sexta-feira (17/08). Neste ano, o protagonismo jovem é o destaque do calendário de atividades. Quatro escolas estaduais de ensino médio da cidade preparam uma semana de atividades voltadas aos estudantes dessas instituições. Estão programadas nas escolas EETCS, João Triches, Emílio Meyer e Melvin Jones rodas de diálogo e palestras sobre Estatuto da Juventude, ID Jovem, autoexposição digital, bullying, entre outras temáticas, além de atividades culturais, batalha de rap e interação com emissoras de rádio da cidade.

A construção dessas atrações partiu de uma articulação entre a Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), e a coordenação das Comissões Internas de Prevenção aos Acidentes e a Violência Escolar (CIPAVEs) na 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), com a participação do Grêmios Estudantis. “Realizamos um encontro no mês de julho, apresentando as ações desenvolvidas na cidade articuladas pela Coordenadoria, colocando ideias e sugestões de atividades que pudessem levar para dentro da escola a discussão sobre as políticas públicas para juventude. Todas as atividades têm a marca e o jeito dos próprios estudantes”, informa Lucas Guarnieri, coordenador da Juventude.

“A parceria construída foi fundamental para despertar nesses jovens o protagonismo das suas histórias, estimulando o envolvimento ativo nas ações que trarão benefícios para toda a comunidade escolar em que estão inseridos”, reforça a coordenadora das CIPAVEs na 4ª CRE, Marivane Carvalho.

Mercado de Trabalho e ações intersetoriais

A programação da 10ª Semana da Juventude reserva ainda uma série de atividades voltadas para a inserção ao mundo do trabalho e a aprendizagem profissional. A programação inicia neste sábado (11/08), com o workshop sobre mídias sociais voltado para jovens com deficiência, em parceria com a empresa Link Marketing. O evento ocorre das 9h às 13h, na Sala A107 - Prédio A, do Centro Universitário FSG (rua Os Dezoito do Forte, nº 2.366, bairro São Pelegrino) e conta com apoio da Coordenadoria da Acessibilidade, também vinculada à SMSPPS.

Na terça-feira (14/08), em alusão ao Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto, ocorrem no Centro Administrativo oficinas e um bate-papo sobre carreira profissional e mercado de trabalho, com realização da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) e da Coordenadoria da Juventude. Essas atividades são voltadas aos estagiários da prefeitura. Na quarta-feira (15/08), o auditório do Centro Administrativo receberá a divulgação do Boletim Anual Juventude e Mercado de Trabalho. Neste ano a pesquisa acadêmica realizada pelo Núcleo de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) tem como enfoque especial as estatísticas relacionadas à contratação de jovens aprendizes e o cumprimento da Lei da Aprendizagem nas empresas da cidade.

A edição deste mês do projeto Caxias Mais Feliz, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), também faz parte da programação da Semana da Juventude. Além das atividades tradicionais, a Coordenadoria participa dessa ação comunitária levando apresentação e oficina de capoeira, com oficineiros que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) CAMI São José. A programação ocorre no bairro Pioneiro, das 14h30 às 16h, na próxima quinta-feira (16/08). No mesmo dia, às 17h30, no auditório da prefeitura, ocorre o lançamento da edição 2018 do Prêmio Jovem Talento Empreendedor, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete).

Complementando a série de ações, durante a semana tem início o projeto Caminhos a Escolher, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) em conjunto com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A ação, que tem o apoio da Coordenadoria, ocorre na quarta e quinta-feira (15 e 16/08), reunindo estudantes das turmas de sexto ano das escolas municipais das zonas Norte e Sul da cidade.

A Semana Municipal da Juventude foi instituída pela lei 7.339/2011 e ocorre anualmente neste período do ano, em que são lembrados o Dia do Estudante (11 de agosto) e o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto).

Assessoria de Imprensa - SMSPPS