A Fundação de Assistência Social (FAS) participou da formação promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A oficina de “Apoio Técnico Regional de Aprimoramento Metodológico da Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)” ocorreu nesta terça e quarta-feira (28 e 29/08) em Curitiba, no Paraná, e reuniu representantes da Proteção Social Básica de 30 municípios da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). As representantes da FAS neste encontro foram a diretora de Proteção Social Básica, Heloísa Teles, e a gerente técnica dos CRAS, Ana Lúcia de Albuquerque.
“O principal serviço desenvolvido pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) é o PAIF, que visa o atendimento às famílias nos aspectos de fortalecimento de vínculos e no acesso aos direitos e melhoria da qualidade de vida”, explica Heloísa. Os encontros fomentaram a discussão sobre o aprimoramento do PAIF por meio de oficinas e rodas de conversas entre os participantes.
“Foi possível partilhar as experiências do PAIF de cada um dos municípios. Nós discutimos sobre o atendimento às famílias, as oficinas e todas as ações realizadas pelas equipes dos CRAS. Essa troca possibilita a qualificação do atendimento aos usuários e serviu para reconhecermos como nossa proposta de alinhamento metodológico está vinculada com a própria diretriz do MDS”, complementa Heloísa.
Foto por Divulgação/FAS
Assessoria de Imprensa – FAS