1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Agosto

Terceiro dia da 7ª Sipat leva mais de 220 servidores ao auditório da Secretaria da Saúde

Atividades abordaram temas, como ética, moral no trabalho, prevenção e combate a incêndios

Atualizada dia

Mais de 220 servidores participaram do terceiro dia da 7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), na última quarta-feira (08/08), no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A programação do dia contou com quatro palestras, que abordaram ética e moral no trabalho, rotina do funcionário público municipal, prevenção e combate a incêndio e procedimentos em casos de acidentes de trabalho.

Pela parte da manhã, cerca de 120 servidores acompanharam a palestra “Ética e Moral no Ambiente de Trabalho”, ministrada pela professora universitária e técnica em enfermagem, Merlim Fachini. Durante a exposição, foram falados os conceitos básicos de ética e moral, a aplicação deles nas tarefas diárias e a importância do sigilo profissional enquanto servidor. Em seguida, a enfermeira Silvana Daneluz realizou a palestra “O cotidiano do servidor público no ambiente de trabalho”. Na atividade, os participantes refletiram a respeito do dia a dia de trabalho, em como tornar o ofício prazeroso e de que maneira o funcionário público pode se reinventar para ter um ambiente de trabalho mais agradável.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol

Já à tarde, duas atividades levaram mais de 100 servidores para o auditório do Neps. A primeira foi a palestra “Prevenção e Combate a Incêndio”, realizada pela Bipi Extintores. Na exposição, foram tratados temas, como: modos de propagação do fogo, classes de incêndio e métodos para apagar o fogo. Além disso, os servidores receberam dicas de prevenção e de combate a vazamentos de gás de cozinha.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Rodrigo Fischer

Foto por Rodrigo Fischer

Foto por Rodrigo Fischer

Foto por Rodrigo Fischer

A última ação do dia contou com a palestra “Orientação sobre Procedimento em Casos de Acidentes de Trabalho”. O técnico em segurança do trabalho, Jeovani Vanin, explicou o artigo 221, da Lei Complementar nº 3.673, de 24 de junho de 1991, que caracteriza o acidente de trabalho no Município. Entre outros conteúdos, os servidores receberam instruções sobre direitos e deveres e o que deve ser realizado em casos de fatalidades.

A programação completa da 7ª Sipat está disponível no site da prefeitura. A Semana foi elaborada pelos integrantes das Comissões de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho (CIPAs) e Comissão Geral de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho (CIPAG) da administração. O evento, que segue até sexta-feira (10/08), é uma realização da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) com apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Bipi Extintores e Azzolin Advogados.

Assessoria de Imprensa - SMRHL