1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Outubro

Smapa promove visita técnica para alunos do curso de Agronomia da UFRGS

Atividade ocorreu com intuito de explicar processos do saneamento rural para estudantes

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) promoveu uma visita técnica para alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na tarde desta terça-feira (30/10), na propriedade da família Scariot, em Santo Homo Bom, distrito de Ana Rech. A atividade teve o objetivo de explicar para os estudantes os processos do saneamento rural.

Neiva Lourdes Rech, engenheira agrônoma da Smapa, ressaltou a satisfação de receber e ter a oportunidade de mostrar a importância do saneamento rural para pessoas interessadas em iniciar uma carreira voltada ao campo. “É muito gratificante passar o conhecimento que eu tenho para os estudantes e saber que somos agentes diretos do saneamento rural é melhor ainda”, destacou.

O professor de Ciências do Solo, Gustavo Tarquist, enalteceu a chance única no Estado de ver um processo de saneamento rural em andamento, caso do Programa Água Limpa, parceria entre a Smapa e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). “Eu conheço o projeto faz oito anos e a experiência que os alunos tiveram foi única, pois é difícil ver esse tipo de projeto em andamento. Além disso, essa visita serviu para complementar as nossas aulas”, destacou.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Ruan Alves

Foto por Ruan Alves

Foto por Ruan Alves

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa é um conjunto de ações que visa implementar e despertar a importância do saneamento básico nas propriedades rurais de Caxias do Sul. Contempla o abastecimento da população rural com água potável (através da recuperação de vertentes e poços artesianos), destino adequado das águas servidas (instalação de sistema de esgotamento sanitário), destino adequado dos dejetos de animais (instalação de esterqueiras) e o destino adequado das embalagens vazias de agrotóxicos (campanhas de recolhimento). As ações estão relacionadas à promoção da qualidade de vida, bem como à proteção dos ambientes naturais, em especial, os recursos hídricos. O programa é realizado em parceria com o Samae.

Assessoria de Imprensa - Smapa