1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Novembro

Prefeitura forma oito turmas do Programa Arte de Empreender

Comunidades do interior participaram de oficinas gratuitas sobre diversos temas

Atualizada dia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) formou na tarde desta quarta-feira (07/11) oito turmas do programa Arte de Empreender, que leva capacitações gratuitas de empreendedorismo para as comunidades do interior de Caxias do Sul. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores e integrou a programação da VIII Semana do Empreendedorismo, promovida pela Sdete em parceria com mais de 50 entidades.

Os cursos do projeto, que já está na quinta edição, são oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Caxias do Sul. Eles abrangeram diversos temas como patchwork, manejo de estufas, panificação, pintura em tecido, tortas e doces e plantio de pequenos frutos. Cerca de 160 moradores do interior participaram dos cursos e 90 compareceram à formatura.

Os formandos receberam certificados dos subprefeitos de seus distritos ou regiões administrativas. A coordenadora voluntária dos cursos em Galópolis, Marli Tonioli, falou em nome dos alunos e coordenadores. “Todos que participaram estão muito satisfeitos. Agradecemos muito à prefeitura por ter proporcionado esta oportunidade maravilhosa, que já está dando frutos. Eles já estão trabalhando com o que aprenderam e ganhando dinheiro com o conhecimento que adquiriram nessas oficinas”, salientou.

O titular da Sdete, Emílio Andreazza, também parabenizou os formandos. “É uma grande alegria promover esse evento e ver a casa cheia, assim como as demais atividades da Semana do Empreendedorismo. Nós prezamos por levar infraestrutura e oportunidades ao interior e estas capacitações também são importantes, pois proporcionam o complemento de renda para a população rural. Também agradecemos aos nossos parceiros, que possibilitam este contato com os distritos”, disse.

Deli Piardi Saibt aprovou o curso de manejo de estufas. “Foi maravilhoso, eu gosto muito. Já é a segunda vez que participo do programa e aproveito de várias maneiras. Além de aprendermos algo novo, também é muito bom se ocupar com algo diferente, sair de casa e fazer novas amizades”, disse a formanda de 72 anos.

Segundo a coordenadora do Arte de Empreender, Patrícia Cavalli, proporcionar o contato social para a terceira idade é um dos objetivos do programa. “Estamos muito felizes com a quinta etapa do projeto. O público está aumentando e é gratificante levar capacitação e empreendedorismo para as comunidades do interior”, resumiu.

Galeria de imagens
1 de 16 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Arte de Empreender

O Arte de Empreender, desenvolvido pela Sdete, tem como objetivo de proporcionar à comunidade dos seis distritos e quatro regiões administrativas de Caxias do Sul oficinas de empreendedorismo, cursos de capacitação profissional e palestras, a fim de despertar atitudes empreendedoras que revertam em ações de trabalho e renda, aproveitando o potencial de cada localidade. O programa é apoiado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Sindicato Rural de Caxias do Sul.

Semana do Empreendorismo

A programação da VIII Semana Municipal do Empreendedorismo segue até esta sexta-feira (09/11) com diversas oficinas, palestras, feiras e painéis gratuitos. As atividades ocorrem em diversos locais, com o objetivo de ressaltar a importância da livre iniciativa de profissionais autônomos, oportunizar à comunidade caxiense o acesso a noções sobre o empreendedorismo e colaborar com o surgimento de novas empresas e novos empreendedores. O tema deste ano é “Empreendedorismo de alto impacto – a revolução começou”.

Assessoria de Imprensa - Sdete