1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Novembro

Programa Preparando a Aposentadoria faz encerramento do grupo 2017/2018

Servidores municipais participaram de reflexão e troca de experiências sobre a nova fase da vida

Publicada dia

Quase 30 servidores que integraram a turma 2017/2018 do Programa Preparando a Aposentadoria (PPA) tiveram seu último encontro nesta quinta-feira (08/11). A atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) oferece aos trabalhadores um espaço de reflexão sobre a aposentadoria, orientando na construção de novos projetos e colaborando para uma melhor qualidade de vida no trabalho e na família. Todos os participantes devem se aposentar nos próximos anos ou já se aposentaram durante o programa.

A SMRHL cuida dos diversos aspectos e fases da vida funcional dos servidores. “O programa leva a reflexão em relação aos vários aspectos desta nova fase. Embora muitas pessoas aguardem ansiosas a chegada da aposentadoria, as mudanças podem gerar outros impactos. O PPA é uma oportunidade de preparar os servidores com os vários aspectos desse novo momento”, explica a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi. O programa é desenvolvido em dois módulos com encontros realizados ao longo do ano.

“O PPA ofereceu a oportunidade de repensar a vida, me organizar para outro momento, poder agradecer todos os trabalhos que fizemos, valorizar a contribuição dada ao Município ou em nossos outros empregos. Somos muito apegados ao trabalho e precisamos fazer esse desapego”, declarou Diná Glória Modena de Medeiros, servidora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

As formas de abordagem são variadas e vão de palestras a passeios

Foto por Vânia Cassol

Os encontros trataram de assuntos como aspectos legais, emocionais, familiares e socioculturais, biologia do envelhecimento, qualidade de vida, planejamento financeiro, voluntariado e outros temas sugeridos pelos participantes. As formas de abordagem são variadas e vão de palestras a passeios.

De 2002 a 2018 o programa já preparou aproximadamente 300 servidores municipais para essa nova fase. O PPA é uma realização da Gerência de Acompanhamento Psicossocial e Estágio Probatório, integrante da diretoria de RH da SMRHL.

Assessoria de Imprensa - SMRHL