1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Novembro

Rede básica de saúde ganha reforço de mais de 150 servidores

Médicos, dentistas e profissionais de enfermagem que atuavam no Postão foram para as UBSs

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) finalizou o processo de realocação dos servidores que atuavam no Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H), fechado para reformas em 17 de outubro. Como garantido pelo prefeito Daniel Guerra, a rede básica de saúde ganhou o reforço de 152 profissionais. Também foi possível ampliar as equipes de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Centro Especializado de Saúde (CES), da Rede de Atenção Psicossocial e do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), além dos setores administrativos da SMS.

Em 17 de outubro, data de fechamento do PA 24H, o serviço contava com 95 matrículas de médicos (ou 83 profissionais com esta formação, pois há médicos que atuam no município com mais de uma matrícula). Deste total, 59 foram transferidas para uma das 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS). As UBSs Desvio Rizzo, Diamantino, Esplanada, Vila Ipê e Reolon, que têm atendimento estendido até as 21 horas, receberam o maior reforço em número de médicos e/ou horas médicas. Desvio Rizzo recebeu cinco clínicos e um pediatra (+80h). Diamantino ganhou três clínicos (+64h). Esplanada agora tem mais dois clínicos e quatro pediatras (+94h). Vila Ipê recebeu seis clínicos (+72h). Reolon ganhou mais dois clínicos e um pediatra (+76h).

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

UBSs referência receberam o maior reforço de médicos

Foto por Mateus Argenta

UBSs referência receberam o maior reforço de médicos

Foto por Mateus Argenta

UBSs referência receberam o maior reforço de médicos

Foto por Mateus Argenta

UBSs referência receberam o maior reforço de médicos

Foto por Mateus Argenta

UBSs referência receberam o maior reforço de médicos

Foto por Mateus Argenta

As equipes das UBSs também ganharam o reforço de dentistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistente social, nutricionista e serviçais. Os profissionais puderam selecionar, de acordo com as necessidades do Município, o local onde passaram a atuar. As escolhas foram feitas primeiro pelos servidores com mais tempo de serviço.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Reviver) e o Samu receberam mais três médicos cada serviço e o Hemocs, um. Do restante, um teve seu contrato emergencial rescindido e um solicitou licença interesse, benefício previsto no Estatuto do Servidor. Um servidor entrou em licença saúde e outro, que atuava sob regime de trabalho celetista, solicitou aposentadoria. Até o momento, 22 médicos se exoneraram.

Reforço na rede básica e significativo

A secretária municipal de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi, diz que a administração está acompanhando o funcionamento dos serviços de saúde e, se houver necessidade, nomeará novos servidores. “O reforço da rede básica foi significativo. Estamos sempre atentos à demanda por atendimento. Se identificarmos alguma carência, será resolvida”, declarou.

O secretário interino da Saúde, Júlio Freitas, afirma que as medidas adotadas neste período em que o Postão passa por reformas estão garantindo a assistência à população. “As UBSs relatam aumento de cerca de 20% na procura por atendimento, que está sendo absorvido sem transtornos, graças ao reforço nas equipes”, disse.

Segundo ele, na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H), houve incremento de pouco mais de 9% na demanda durante a última quinzena do mês de outubro, comparativamente aos primeiros 15 dias do mesmo mês, quando o Postão estava aberto. “Considerando todo o mês de outubro, a média é de 368 atendimentos diários na UPA 24H, e este serviço tem capacidade física e de profissionais para fazer até 500 atendimentos por dia”, destaca.

O secretário diz que está satisfeito com o andamento das ações, pois transcorrem conforme planejado pela administração. “A população está assistida e, ao reabrir, a UPA Central III será um novo serviço, com capacidade maior e equipamentos novos. Teremos melhor mais qualidade no atendimento de urgência e emergência do município”, conclui.

Assessoria de Imprensa - SMS