1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Novembro

Secretaria da Saúde visita domicílios para averiguar situação vacinal das crianças

Ação será realizada neste sábado (10/11), das 8h às 17h

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, neste sábado (10/11), das 8h às 17h, o Monitoramento Rápido de Cobertura. Trata-se de uma supervisão das ações de vacinação. As equipes de trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) farão visitas domiciliares em seus territórios de abrangência para avaliar se as crianças estão devidamente protegidas. Aquelas que tiverem de seis meses a quatro anos de idade e estiverem com vacinas atrasadas serão imunizadas.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Gabriela Carrard, a meta é averiguar a situação vacinal de pelo menos 1.175 crianças. Ela esclarece que nem todos os domicílios serão visitados. O cronograma foi estabelecido segundo critérios que levam em consideração o perfil da população, a realidade de cada região e as situações de vulnerabilidade.

A diretora informa que esta é uma ação pontual, recomendada pelo Ministério da Saúde, visando monitorar principalmente a cobertura contra o sarampo e a poliomielite no município. Entretanto, as equipes aproveitarão a oportunidade para atualizar também as demais vacinas, respeitando-se a faixa etária priorizada neste monitoramento.

Foto por Mateus Argenta

Gabriela ressalta que a imunização em domicílio não é uma prática habitual. Portanto, a comunidade deve continuar buscando as UBSs para manter a vacinação em dia, tanto das crianças quanto dos adolescentes e adultos. Para a diretora, essa averiguação domiciliar é um método útil para, frente aos resultados, redefinir estratégias a fim de diminuir a população de vulneráveis.

A SMS orienta a comunidade quanto à identificação das pessoas que visitarão as residências para este trabalho: os servidores usarão jaleco e crachá da prefeitura. Em caso de chuva, o monitoramento será transferido para o dia 24 de novembro.

Assessoria de Imprensa - SMS