1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Dezembro

Adolescentes acolhidos em abrigos e casas-lar da FAS concluem curso profissionalizante

Formatura da capacitação em Auxiliar de Operações Logísticas foi na última sexta-feira (14/12)

Atualizada dia

Onze adolescentes acolhidos em abrigos e casas-lar da Fundação de Assistência Social (FAS) se formaram no curso profissionalizante de Auxiliar de Operações Logísticas na última sexta-feira (14/12). A capacitação foi realizada em uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Nilo Peçanha, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Fundação Marcopolo.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Eler Sandra de Oliveira

Foto por Eler Sandra de Oliveira

Foto por Eler Sandra de Oliveira

A iniciativa é uma ação de formação profissional que visa à autonomia dos adolescentes, que tiveram carteira de trabalho assinada, conforme prevê a legislação da aprendizagem profissional. Os alunos foram cotistas da Marcopolo, receberam meio salário mínimo regional e plano de saúde, além de todos os benefícios previstos na Lei da Aprendizagem. Parte do dinheiro recebido foi destinado à poupança individual e nominal de cada um. A ação também objetivou contribuir para segurança financeira do adolescente, para quando ele for desligado da instituição de acolhimento. É a primeira vez que esse tipo de iniciativa ocorre no município.

O curso, que teve início em fevereiro deste ano, serviu como forma de incentivo para ingresso no mercado de trabalho aos adolescentes que, por algum motivo, estão em medida protetiva. Com duração de 800 horas, a capacitação proporcionou aos jovens o conhecimento necessário para atuar nas operações relacionadas ao planejamento de suprimentos, equipamentos, materiais e produtos, acompanhando e controlando atividades de estoque, transporte e distribuição.

Foto por Júlia Mascarello

Uma das formandas de 17 anos, que está em medida protetiva, relatou que se sentiu mais segura para enfrentar novos desafios após o curso.

“Foi uma jornada com algumas dificuldades, mas valeu a pena. Eu quase desisti e até achei que não iria conseguir finalizar. Mas, depois de tanto esforço e dedicação, estou aqui hoje, formada pelo Senai em Auxiliar de Operações Logísticas. Tenho gratidão pela professora Cristiane Duso por dar a mim e a meus colegas um preparo para o mercado de trabalho. Hoje saímos do Senai mais evoluídos”, descreveu.

A técnica de referência do Núcleo de Acolhimento Institucional (NAI) da FAS, Viviane Folchini Costa, acompanhou o desenvolvimento dos jovens durante o curso.

“O desafio maior foi proporcionar aos adolescentes que estão em medida protetiva nos serviços de acolhimento alguma atividade que seja de seu interesse e que, ao mesmo tempo, promova a autonomia, vislumbrando a emancipação, já que a maioria deles não possui vínculo afetivo com a família. Pensamos em atender essa demanda através desse programa, que os próprios adolescentes intitularam de ‘Asas para o Futuro’”, contou.

Viviane e a diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da FAS, Eler Sandra de Oliveira, participaram da formatura.

“A solenidade foi um momento de bastante emoção para os adolescentes porque lembraram com orgulho de toda a trajetória do curso. Foi um passo significativo de superação na vida deles. Finalizar a capacitação abriu mais uma porta para as novas oportunidades que virão”, completou Viviane.

Para o próximo ano, já está prevista uma nova turma de adolescentes de abrigos e casas-lar que se interessaram em fazer parte deste projeto.

Assessoria de Imprensa - FAS