1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Dezembro

Programa da Smel "Capoeira Para a Vida" encerra atividades do ano

Três escolas municipais de Caxias do Sul participaram das ações em 2018

Atualizada dia

O Programa Capoeira Para Vida da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) foi encerrado no início do mês na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiro Pigozzi. Na última aula, foi realizada uma oficina de Musicalidade e Qualificação de Movimentos em Capoeira, ministrada por Carlos de Castro, da instituição A.C.A.P.O.E.I.R.A. de Sapucaia do Sul.

A ação contou com a presença de 25 alunos e 40 pais, além de quatro alunos do instrutor convidado. Depois da oficina, foi feita ainda uma roda de capoeira para os presentes e logo após uma confraternização.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Marcelo Schitz

Foto por Marcelo Schitz

Foto por Marcelo Schitz

As atividades do Capoeira Para a Vida são realizadas semanalmente e gratuitamente com os alunos das escolas participantes. O objetivo do programa é integrar saúde e cultura através da capoeira. O esporte trabalha o corpo em diversas linguagens, como: corporal expressiva / comunicativa; oralidade, leitura, escrita; noções de tempo, espaço e ritmo; coordenação motora fina / ampla; e musicalidade.

O coordenador do programa, Marcelo Schitz, destaca as expectativas para o próximo ano.

“Em 2019, a ideia é ampliar a ação trazendo um professor/monitor desta modalidade para abrir outras frentes em outros horários e espaços”, comenta.

A edição 2018 do programa abordou, durante todo o ano, cerca de 30 crianças das escolas municipais Ramiro Pigozzi, Prefeito Luciano Corsetti e Catulo da Paixão Cearense.

Assessoria de Imprensa - Smel