Caxias do Sul produz quase oito mil toneladas de pêssego por ano. Segundo dados do Censo Agropecuário, o município tem 585 hectares de plantações de pêssego em 539 propriedades. As variedades que estão sendo colhidas são chimarrita e ps. O clima temperado contribui para uma boa colheita, já que essa fruta é a sexta mais colhida na cidade. A safra ocorre de novembro a janeiro.
José Taiarol, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), ressaltou a qualidade do pêssego. “Esse ano, pelo fator do inverno, a fruta floresceu muito bem. Os agricultores estão produzindo melhor que o ano passado, com exceção de alguns locais que foram atingidos pelo granizo e ficaram prejudicados”, relembrou.
Foto por Ruan Alves
Foto por Ruan Alves
Foto por Ruan Alves
Foto por Ruan Alves
Foto por Ruan Alves
Foto por Ruan Alves
Foto por Ruan Alves
Foto por Ruan Alves
A variedade chimarrita tem a forma aberta, com tamanho grande e sabor doce. Sua floração ocorre em meados de agosto e o processo de maturação começa no final de novembro ou na primeira semana de dezembro. Já a ps tem polpa branca, coloração avermelhada e uma produtividade acima da média. Sua maturação acontece em meados de dezembro.
Delvir Zotti, 43 anos, mora em Caravaggio da Sexta Légua, produz maçã, ameixa e 80 toneladas de pêssego em cinco hectares plantados. Ele salientou a qualidade da fruta. “O granizo atrapalhou um pouco a minha plantação de pêssego, mas ainda estou colhendo uma fruta de qualidade. Com exceção dessa intempérie o clima nos ajudou bastante”, sublinhou.
As próximas variedades a serem colhidas são chiripa, no final de dezembro e início de janeiro, e eragil, que estará pronta no primeiro mês do ano e nos dias iniciais de fevereiro.
Assessoria de Imprensa - Smapa