O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) comemorou, na manhã desta sexta-feira (14/12), seus 21 anos de funcionamento e a doação de um novo equipamento que facilita a doação de plaquetas. O aparelho foi entregue pelo Rotary Club de Caxias do Sul Imigrante. O evento contou com a presença de representes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do Rotary Club e também de doadores.
Durante a solenidade, o secretário municipal da Saúde, Júlio César Freitas, agraciou o presidente da entidade, Valeri Lorandi, com um certificado de agradecimento, reconhecendo a importância da doação do equipamento. “Um dos principais compromissos da atual gestão é com a saúde, mas o poder público, sozinho, em quaisquer das esferas, não consegue fazer tudo. Firmar parcerias como essa nos ajuda a oferecer à população o que lhe é de direito, uma saúde pública cada vez melhor”,declarou o secretário.
Segundo a diretora-geral do Hemocs, Carolina Brum, a tecnologia vai ajudar a aprimorar o processo de coleta de plaquetas pelo método de aférese. A principal vantagem é a redução do tempo de coleta. Com a máquina antiga, o procedimento levava, em média, duas horas; agora é possível fazer em uma.
Nelço Angelo Tesser, governador do distrito 4700 do Rotary Club Internacional, também prestigiou a cerimônia e recebeu os agradecimentos da administração municipal. Habituais doadores voluntários de plaquetas do Hemocs participaram da solenidade. Eles receberam certificado de menção honrosa, como uma forma de agradecimento. A banda Vanguarda, formada por servidores da Guarda Municipal, intergou a celebração.
Foto por Lucas Telles
Foto por Lucas Telles
Foto por Lucas Telles
Foto por Lucas Telles
Foto por Lucas Telles
Aférese
Aférese é o processo pelo qual o sangue é retirado de um indivíduo, doador ou paciente, com a separação de seus componentes por um equipamento próprio, retendo a porção que se deseja e devolvendo os demais componentes a quem estiver doando ou recebendo o sangue. No Hemocs, a máquina de aférese é utilizada exclusivamente para a coleta de plaquetas.
A vantagem da coleta por aférese é que a quantidade de plaquetas obtida por esse método é superior à doação convencional. Com uma única doação de plaquetas por aférese, é possível obter uma dose completa para transfusão de um paciente adulto, enquanto seriam necessários de seis a oito doadores pelo método tradicional.
Como doar
Para doar plaquetas é necessário já ser doador de sangue (abaixo). Além dos requisitos básicos para ser doador pelo método convencional, a pessoa precisa ter um bom acesso venoso, volume corporal adequado e boa contagem de plaquetas.
Esses requisitos são avaliados pela equipe do Hemocentro. No momento em que o doador voluntário de sangue passa pela triagem e identifica-se a possibilidade de ele também doar plaquetas pelo método de aférese, ele é convidado a se cadastrar.
Como o procedimento leva cerca de uma hora, a doação é agendada pelo Hemocs, quando necessário. Por isso, é fundamental que o doador deixar um telefone atualizado para contato. O intervalo mínimo entre uma doação de plaquetas por aférese e outra é de 48 horas, no máximo quatro vezes por mês e 24 vezes ao ano.
Requisitos para ser doador de sangue
- Ter de 18 a 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal, acompanhado de cópia da carteira de trabalho ou cópia da identidade do responsável;
- Pesar mais de 50 kg;
- No momento da doação, apresentar documento de identidade com foto.
Assessoria de Imprensa - SMS