1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Dezembro

Parque Mato Sartori ficará aberto à comunidade no mês de janeiro

Visitas serão guiadas por um Educador Ambiental que desenvolverá roteiros às 9h e às 14h

Publicada dia

O Parque Mato Sartori estará aberto ao público no mês de janeiro. O setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) desenvolverá visitas guiadas de segunda a sexta-feira, de 02 a 31/01.

Os educadores ambientais estarão à disposição do público em dois horários: às 9h e às 14h. A visita só ocorre de forma guiada, sem possibilidade de percorrer o local sem o acompanhamento de um responsável.

“Decidimos abrir em janeiro o Mato Sartori porque sabemos que as pessoas têm mais disponibilidade de horários em função das férias de início de ano, e agora fica mais viável para esse público visitar o parque”, ressaltou Patrícia Rasia, titular da Semma.

A secretaria desenvolve uma trilha no Mato Sartori que inclui a passagem por uma pinguela de 15 metros sob uma nascente, além de um mirante que oferece uma vista privilegiada da cidade em meio à natureza. A equipe da Educação Ambiental também fala sobre as árvores nativas que se encontram no local, contando curiosidades do parque.

Parque Mato Sartori

Possui uma área total de 6,6 hectares na rua Borges de Medeiros, no Centro de Caxias do Sul. São atendidos grupos de estudantes, empresas e comunidade em geral com o objetivo de sensibilizar e despertar atitudes conscientes de preservação ao meio ambiente.

As principais espécies que compõem o parque são pau-brasil, araucária, carrapicho, sucará, mamica-de-cadela, erva-mate e cedro. Também há bromélias, cipós e líquens (bioindicadores para demonstrar a qualidade do ar). A proposta aos visitantes é de que eles se sintam conectados com a natureza, mesmo estando no meio urbano, demonstrando que é possível praticar boas ações de preservação em qualquer lugar.

No local também fica a Sala Verde, voltada especificamente para atividades de educação ambiental, palestras e reuniões. Após desenvolver uma proposta político-pedagógica e encaminhar ao Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), que coordena esse projeto, a Semma foi credenciada para promover atividades propostas pelo próprio Departamento, além de receber materiais disponibilizados pelo MMA.

Assessoria de Imprensa - Semma