1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Dezembro

Praça Dante Alighieri recebe luzes decorativas de Natal

Lâmpadas foram acesas na noite de terça-feira (04/12)

Atualizada dia

Cerca de 50 mil microlâmpadas ambientam pórticos em forma de presentes e alamedas da Praça Dante Alighieri para o Natal Caxias Mais Presente. As luzes decorativas foram acesas na noite desta terça-feira (04/12) e atraíram os olhares de quem passou pelo centro da cidade. A árvore de Natal, de 11 metros de altura, montada no centro do chafariz, também ganhou brilho especial com a instalação de 100 stroboscópios, dispositivos que produzem flashes regulares de luz. A decoração ficará montada até o Dia de Reis, comemorado em 06 de janeiro.

O motorista Paulo Roberto Soares Pereira, 37 anos, levou os filhos Luan e Luana, de seis e sete anos, para ver a decoração de Natal. “Sou natural de Bagé e moro há quatro anos em Caxias. Acho que essa é a decoração mais bonita que vi aqui, principalmente esses presentes de luzes. As crianças adoraram”, comenta.

Decoração ficará montada até o Dia de Reis, comemorado em 06 de janeiro.

Foto por Róger Ruffato

A arquiteta responsável pelo projeto decorativo, Karina Dick, explica que um dos objetivos foi viabilizar novas experiências aos visitantes. “A ideia é que as pessoas interajam com a decoração, entrando nos lounges em formato de presentes, por exemplo, e adquiram novas lembranças. Para tornar essa visita segura, os cabos de aço em que as luzes estão fixadas estão encapados e as estruturas fixadas”, destaca a arquiteta.

A equipe de execução do projeto, coordenada por André Gnatta, também teve um cuidado especial com a fixação dos cabos nas árvores, que receberam uma proteção de mangueira para não danificar as plantas. Além das luzes, 1,8 mil metros de festão vermelho e prata, além de 300 metros de tecidos, foram empregados na confecção da grande árvore e também de outras menores que ornamentam as calçadas das ruas Marquês do Herval e Dr. Montaury.

No total, o investimento do Município no Natal deste ano é de aproximadamente R$ 190 mil. Mais de 40 atrações artísticas estão previstas para ocorrer até 23 de dezembro. As apresentações ocuparão o centro da cidade, além de seis distritos e três regiões administrativas. Todas as atrações são gratuitas.

A programação do Natal Caxias Mais Presente é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, em parceria com a CDL e apoio do Banco do Vestuário e Polo de Moda.

Assessoria de Imprensa - SMC