Os titulares das secretarias municipais de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Cristiano de Abreu Soares; do Turismo (Semtur), Renata Carraro; e da Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Ederson de Albuquerque Cunha, participaram na tarde desta segunda-feira (17/12) de uma reunião com o subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), major Emerson Ubirajara. A pauta do encontro foi um tumulto registrado na madrugada de domingo (16/12) no Largo da Estação Férrea, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. Representantes dos estabelecimentos comerciais da região também estiveram no encontro.
Os secretários lembraram que a administração municipal trabalha na implementação de iniciativas em curto, médio e longo prazo que contribuam para aumentar a sensação de segurança de quem circula pelos bares e casas noturnas. As ações também buscam amenizar as reclamações de moradores por conta do barulho excessivo e da aglomeração de pessoas que ingerem bebidas alcoólicas no local.
Um desses projetos liderados pela prefeitura prevê a revitalização da Estação Férrea, estudo que está em análise em órgãos de nível federal e estadual de preservação do patrimônio histórico. Com a execução do projeto, a circulação de veículos no trecho entre a Coronel Flores e a Marechal Floriano será restrita à carga e descarga e aos moradores do local. A proposta ainda é implementar calçadas mais amplas, reforçar a iluminação pública, além da instalação de mobiliário urbano e plantio de árvores. Aprovado o pré-projeto, a administração dará início aos estudos complementares da intervenção, considerada a última etapa antes da elaboração do processo de licitação para início das obras.
A Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) faz o controle de alvarás de todos os estabelecimentos do local. Outra ação recente colocada em prática pela administração municipal foi a restrição no estacionamento de veículos na rua Augusto Pestana, entre as ruas Coronel Flores e Marechal Floriano – ação elogiada e reconhecida como eficaz pelos proprietários dos estabelecimentos no entorno. Desde setembro, é proibido estacionar nos dois lados da via, diariamente, entre 23h e 6h. Sobre a fiscalização no local, o secretário Cristiano Soares reforçou que a Fiscalização de Trânsito funciona até a meia-noite, exceto em dias quando são realizadas operações, como a Balada Segura, que funcionam com efetivo menor de agentes.
A parceria entre a Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal (GM) e Brigada Militar (BM) tem se mostrado eficaz em outros pontos da cidade. Neste domingo (16/12), os agentes realizaram uma operação de fiscalização na avenida Ruben Bento Alves, próximo à rótula da Randon e de um posto de combustível. O local também é motivo de reclamação da comunidade.
Um dos avanços do encontro foi que a fiscalização por parte da Brigada Militar (BM) deverá ser reforçada na região nos próximos dias. Além disso, a comunicação entre os órgãos e os bares foi potencializada a fim de contribuir para as ações de segurança.
Foto por Leonardo Portella
Foto por Leonardo Portella
Foto por Leonardo Portella
Foto por Leonardo Portella
Foto por Leonardo Portella
Assessoria de Imprensa - SMTTM/SMU/SMSPPS