1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Dezembro

Programa de apadrinhamento arrecada recursos para realização da campanha “Um dia de aventura”

Ação planeja atividades junto à natureza para todas as crianças e adolescentes acolhidos no município

Publicada dia

O programa de apadrinhamento do projeto Mão Amiga, parceiro da Fundação de Assistência Social (FAS), está promovendo a campanha “Um dia de aventura” no Brasil Raft Park, em Três Coroas. A ação é direcionada a todas as crianças e adolescentes que estão nas três casas de acolhimento e nas 12 casas lar do município de Caxias do Sul. O objetivo é arrecadar R$ 26.350, até o início de fevereiro, para proporcionar um dia de atividades especiais aos acolhidos.

O passeio será em três finais de semana, durante o mês de fevereiro, e os acolhidos serão divididos em três grupos. As atividades ao ar livre buscam estimular a autonomia, a integração, a imaginação, a autoestima e a criatividade das crianças e dos adolescentes. Dentre as atividades previstas está o plantio de árvores nativas, trilha de educação ambiental e rafting no rio Paranhana. O valor que precisa ser arrecadado inclui despesas de alimentação, transporte e segurança.

“Quando o programa de apadrinhamento iniciou, nós visitamos todos os abrigos e casas lar do município para levantar as demandas dos acolhidos e para que pudéssemos propor uma campanha bacana para as crianças e os adolescentes. Nossa maior preocupação é atender e poder realizar um sonho deles”, explica a coordenadora Carolina Scur Bisi.

Após a consulta junto às equipes dos abrigos, casas lar e os próprios acolhidos, verificou-se a demanda de proporcionar uma atividade em um local diferente. A data para o passeio foi escolhida por ocorrer no período das férias escolares, aproveitando a temporada de verão.

“Muitos dos acolhidos já conhecem os parques aquáticos da região ou já viajaram para a praia. Por isso, buscamos atividades que eles ainda não conhecem, que estejam ligadas à natureza, ao cuidado e à convivência sem a tecnologia”, complementa a coordenadora do programa.

Até o momento, foram arrecadados cerca de R$ 3,6 mil para a realização do passeio. Para ajudar, os interessados podem entrar em contato com a Casa Frei Ambrósio, pelo telefone (54) 3538.4300.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Adriano Chaves

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Mobilização para doações

A Associação Caxiense dos Fiscais de Tributos Municipais (ACAFIT), que representa a categoria dos Agentes Tributários da Secretaria da Receita Municipal de Caxias do Sul, se mobilizou para contribuir com a campanha de arrecadação do programa deapadrinhamento. “Tomei conhecimento da campanha ao entrar em contato com a FAS e, pela importância e dimensão do projeto, ficou definido que ele seria contemplado pelas doações dos agentes tributários”, explica a presidente da ACAFIT, Marilene Malacarne Golin.

A doação foi decidida em assembleia e houve adesão dos associados e de alguns servidores que não fazem parte da ACAFIT. Assim como em anos anteriores, o principal objetivo da ação foi proporcionar o sentimento de solidariedade.

“A motivação foi fazer o bem, pois isso faz bem a quem pratica e a quem recebe. O grupo ficou muito satisfeito com a oportunidade de contribuir para a concretização de um sonho manifestado pelas crianças e adolescentes dos abrigos e casas lar. Ficou claro que sempre que uma mobilização acontece e envolve o sentimento de doação em sua essência, o êxito é certo. E hácerteza de que a realização dessa campanha pode deixar uma marca positiva na vida dos acolhidos”, complementa Marilene.

Assessoria de Imprensa - FAS