O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Laços da Amizade, da Fundação de Assistência Social (FAS), realizou, no último sábado (15/12), o Encontro de Natal das Famílias com os usuários atendidos pelo serviço, acompanhados de pais e/ou responsáveis. O objetivo da atividade foi resgatar os sentimentos positivos que o Natal desperta, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Na ocasião, um grupo de voluntários realizou uma ação de Natal, com entrega de presentes, kits escolares e lanches.
Foto por Anabel Guidini
Foto por Anabel Guidini
O Encontro de Natal, que ocorre todos anos, reuniu cerca de 30 famílias, resultando em uma celebração com mais de cem pessoas, entre familiares e usuários. As crianças e adolescentes atendidos pelo serviço realizaram apresentações musicais e teatrais com diversos temas, como união, amor e compreensão.
“Essa é uma forma positiva de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, envolvendo-os também nas ações trabalhadas ao longo do ano com os usuários. Nessa atividade, nós provocamos a reflexão acerca dos sentimentos que são despertados na época do Natal e como é importante levar essas emoções para além do período natalino, praticando-os no dia a dia”, pontua a coordenadora do SCFV Laços da Amizade, Lucimar Zardo.
Chegada do Papai Noel
Como todos os anos, o Papai Noel esteve presente no Encontro de Natal das Famílias, mas, dessa vez, ele trouxe alguns ajudantes. Com alegria, disposição e espírito natalino muito presente, um grupo de voluntários entregou presentes aos usuários do serviço. Cada criança ou adolescente atendido recebeu um kit com material escolar, presente e lanche. Os irmãos menores dos usuários, que não têm idade para participar do serviço, receberam um presente preparado pelos educadores sociais do SCFV.
Foto por Anabel Guidini
Foto por Anabel Guidini
Foto por Anabel Guidini
Foto por Anabel Guidini
Foto por Lucimar Zardo
“Nosso objetivo foi levar alegria e esperança para as crianças. O SCFV Laços da Amizade foi o escolhido para fortalecer ainda mais esse grupo de crianças e adolescentes atendidos pelo serviço. Além do kit, os participantes ganharam cachorro quente, suco e refrigerante”, complementa Andressa Taffarel, uma das voluntárias da ação.
“A ação de Natal foi muito gratificante e, além de ser um momento de voluntariado, também serviu como momento de grande reflexão. Porque, ao invés das crianças e adolescentes pedirem algo mais supérfluo de Natal, elas pediram coisas singelas, como material escolar. E claro, a importância de ações voluntárias como essa, mesmo que pequenas, ajudam a mudar o Natal de muitas famílias”, ressalta Anabel Cristina Guidini, diretora administrativa da FAS que, em seu tempo livre, atua em diversas ações voluntárias com o grupo.
Assessoria de Imprensa - FAS