Durante todo o ano de 2018, a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) realizou apreensões de mercadorias ilegais de ambulantes. No Intensivo de Ocupação, operação iniciada no dia 14 de dezembro pelos fiscais da SMU em parceria com a Guarda Municipal (GM), foram recolhidos cerca de quatro mil itens sem procedência.
Neste final de ano, restaram aproximadamente três mil itens que não foram resgatados pelos proprietários. Dessa forma, o montante foi doado a entidades carentes cadastradas junto à SMU.
“Nós sempre recebemos pedidos de doações. Em dezembro, recebemos duas solicitações e distribuímos todo o estoque. Durante o ano, também armazenamos por um período, mas, se os comerciantes não vem buscar mediante comprovação de procedência, nós destinamos para quem precisa”, explica a titular da pasta, Mirangela Rossi.
O Intensivo de Ocupação foi realizado nas ruas centrais de Caxias do Sul, com o objetivo de inibir a instalação de vendedores ambulantes nas calçadas. As equipes da prefeitura orientam e notificam os ambulantes e recolhem as mercadorias, somente quando há resistência por parte do comerciante.
De acordo com o diretor de fiscalização da SMU, Vinicius Medeiros, a operação trouxe resultados positivos para a comunidade e os comerciantes formais.
“A ação foi efetiva. Houve redução no número de ambulantes e a desocupação das calçadas foi representativa. Os fiscais trabalharam em diferentes turnos e isso vai se manter em janeiro”, destaca Vinicius.
A operação deve seguir acontecendo diariamente, mas não haverá horário fixo para atuação dos fiscais e guardas municipais.
“Pedimos que a comunidade nos ajude e não compre essas mercadorias. Além disso, a população também pode denunciar pontos de comércio ilegal entrando em contato com o Urbanismo, no telefone 3218.6138”, ressaltou Mirangela.
Assessoria de Imprensa - SMU