1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Dezembro

Secretaria do Urbanismo doa mercadorias apreendidas em fiscalizações do comércio ilegal

Intensivo de Ocupação no centro apreendeu cerca de quatro mil itens de ambulantes em dezembro

Publicada dia

Durante todo o ano de 2018, a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) realizou apreensões de mercadorias ilegais de ambulantes. No Intensivo de Ocupação, operação iniciada no dia 14 de dezembro pelos fiscais da SMU em parceria com a Guarda Municipal (GM), foram recolhidos cerca de quatro mil itens sem procedência.

Neste final de ano, restaram aproximadamente três mil itens que não foram resgatados pelos proprietários. Dessa forma, o montante foi doado a entidades carentes cadastradas junto à SMU.

“Nós sempre recebemos pedidos de doações. Em dezembro, recebemos duas solicitações e distribuímos todo o estoque. Durante o ano, também armazenamos por um período, mas, se os comerciantes não vem buscar mediante comprovação de procedência, nós destinamos para quem precisa”, explica a titular da pasta, Mirangela Rossi.

O Intensivo de Ocupação foi realizado nas ruas centrais de Caxias do Sul, com o objetivo de inibir a instalação de vendedores ambulantes nas calçadas. As equipes da prefeitura orientam e notificam os ambulantes e recolhem as mercadorias, somente quando há resistência por parte do comerciante.

De acordo com o diretor de fiscalização da SMU, Vinicius Medeiros, a operação trouxe resultados positivos para a comunidade e os comerciantes formais.

“A ação foi efetiva. Houve redução no número de ambulantes e a desocupação das calçadas foi representativa. Os fiscais trabalharam em diferentes turnos e isso vai se manter em janeiro”, destaca Vinicius.

A operação deve seguir acontecendo diariamente, mas não haverá horário fixo para atuação dos fiscais e guardas municipais.

“Pedimos que a comunidade nos ajude e não compre essas mercadorias. Além disso, a população também pode denunciar pontos de comércio ilegal entrando em contato com o Urbanismo, no telefone 3218.6138”, ressaltou Mirangela.

Assessoria de Imprensa - SMU