1. Início
  2. Notícias
  3. 2018
  4. Dezembro

Smel realiza mais de 366 mil atendimentos em Caxias do Sul neste ano

Programa Conviver e Jogos Escolares e Paraescolares se destacam com maior participação na comunidade

Atualizada dia

A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) encerra 2018 com um saldo de mais de 366 mil atendimentos à comunidade caxiense. Foram disponibilizados 27 programas de esporte e lazer gratuitos para a população, entre eles: Conviver, Mat Pilates, Campeonato de Futebol, Jogos Escolares e Paraescolares, Jogos Abertos, entre outros.

O Conviver se destaca como uma das atividades que realizou mais atendimentos durante o ano, contabilizando 84.620 mil no total. O programa contemplou 76 grupos de pessoas, com faixa etária a partir dos 55 anos. As atividades começaram a ser desenvolvidas em março e encerraram em dezembro. Só em 2018, os programas de Lazer promovidos pela Smel alcançaram mais de 201 mil atendimentos.

Galeria de imagens
1 de 7 imagens

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Em relação ao setor de Esporte, os Jogos Escolares e Paraescolares somaram cerca de 75 mil atividades desde março. Oferecendo mais de 16 modalidades para crianças de oito a 17 anos, o programa atendeu 96 escolas de todas as redes de ensino da cidade (municipal, estadual, federal e particular). Ao todo, as ações de esporte da Smel chegaram a marca dos 164 mil atendimentos em 2018.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Acervo Smel

Foto por Acervo Smel

Já o Atletas do Amanhã, que realizou cerca de 32 mil ações com 83 turmas e 26 grupos, começou a ofertar a modalidade de pádel neste ano, além de disponibilizar aulas de tênis para pessoas com deficiência (PCDs). Com isso, o programa chegou a 13 modalidades oferecidas: futebol, futsal, futebol 7, handebol, badminton, voleibol, basquetebol, xadrez, tênis, tênis para PCDs, pádel, taekwondo e judô.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Além disso, Caxias do Sul chegou ao número de 70 academias ao ar livre, com a instalação de nove novas unidades pela Smel durante o ano. Todas contam com aparelhos que auxiliam no combate à inatividade física, além de proporcionarem momentos de lazer aos seus frequentadores.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

A diretora administrativa e financeira da Smel, Enilda Studier, reforça as ações realizadas ao longo do ano.

“Em 2018, as iniciativas diretas da Secretaria, somadas às da comunidade, ampliaram o acesso à prática do esporte e lazer em nossa cidade, contribuindo para a qualidade de vida da população. Foram instaladas academias ao ar livre e parques infantis em várias regiões e também estão sendo implantadas novas áreas de esporte e lazer nos bairros. Além disso, a Smel se dedica pelo zelo e preservação desses espaços. Em 2019 queremos continuar trabalhando com transparência, responsabilidade na aplicação do dinheiro público e trazendo resultados positivos para todos”, conclui.

O secretário Municipal do Esporte e Lazer, Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho agradeceu o apoio de todos, ao falar sobre o ano.

“As pessoas sabem que os atendimentos aumentaram, que muitas reformas foram feitas e que isso tudo é realizado com muito empenho. Então, aproveito para agradecer as inúmeras manifestações das pessoas ligadas à área esportiva que reconheceram o nosso trabalho e reiterar que esse reconhecimento é muito importante para todos nós. Para o próximo ano, a união deve ser ainda maior”, afirmou.

Localidades contempladas pelas academias

Ana Rech, Bela Vista, Cidade Nova, Cinquentenário (Parque Cinquentenário e pátio da Codeca), Cristo Redentor, Criúva, Cruzeiro, Diamantino, Exposição (Parque Getúlio Vargas, com uma academia para cadeirantes e outra como as demais, além de uma na Praça Monteiro Lobato), Fátima, Fazenda Souza, Forqueta, Galópolis, Jardelino Ramos, Jardim América, Jardim Eldorado (uma na rua: Armando Claudino Canalli e outra na rua: Candida Tomasi Rossa), Jardim Itália, Loteamento Brandalise, Loteamento Campos da Serra, Loteamento Colina do Sol, Loteamento Elyte, Loteamento Jardim La Paloma, Loteamento Jardim Margarida, Loteamento Jardim Iracema, Loteamento Moinhos de Vento, Loteamento Nahir Eberle, Loteamento Nossa Senhora Consolação, Loteamento Parque dos Vinhedos, Loteamento Popular Bom Pastor, Loteamento Residencial da Lagoa, Loteamento Rio Branco, Loteamento São Gabriel I, Loteamento Santa Teresa, Loteamento Veneza, Loteamento Vila Alvorada, Loteamento Villa Guilherme, Loteamento Vila Mariland, Loteamento Vila Pezzi, Loteamento Vila Verde, Madureira, Nossa Senhora da Saúde, Pedancino, Petrópolis, Pio X, Pioneiro, Presidente Vargas, Reolon, Rio Branco, Sagrada Família (uma unidade próxima à UBS e outra na Praça Dulce Moreira), Santa Corona, Santa Fé, Santa Lúcia do Piaí, São Caetano (uma unidade na Praça Kauã Alves Godinho Elias e outra próxima ao centro de convivência da LEFAN), São Ciro, São José, São Paulo da 3ª Légua, São Pelegrino, São Vitor Cohab (uma unidade na rua Maurício Sirotsky Sobrinho e outra na praça do bairro), Serrano, Vila Cristina, Vila Gauchinha, Vila Oliva, Vila Seca.

Assessoria de Imprensa - Smel