1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Ações de Acessibilidade e Igualdade Racial alcançam 8 mil pessoas em 2018

Coordenadorias promoveram palestras e atividades de prevenção e conscientização

Atualizada dia

As Coordenadorias de Promoção de Igualdade Racial e de Acessibilidade promoveram diversas ações educativas no ano de 2018. No total, mais de 8 mil pessoas participaram dos eventos das duas unidades da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). O público para as palestras, apresentações e debates da Igualdade Racial foi de 2,3 mil pessoas. Já a Acessibilidade teve 5,7 mil pessoas prestigiando as atividades.

Em 2018, a Coordenadoria de Acessibilidade realizou um mapeamento nos distritos de Caxias do Sul. Nas visitas técnicas foram identificadas melhorias a serem feitas nos espaços públicos. O próximo passo será apresentar o levantamento completo para as secretarias responsáveis. Outras demandas já foram encaminhadas para órgãos como o governo estadual. Para Tibiriçá Vianna Maineri, titular da coordenadoria, a iniciativa faz parte de um avanço no alcance das políticas públicas para as pessoas com deficiência. “Nós buscamos ampliar a articulação com as secretarias municipais e também com a Procuradoria-Geral do Município (PGM), que vem nos apoiando na análise e resolução de demandas sobre mobilidade e acessibilidade. Também tivemos um aumento de 20%, em relação a 2017, no número de atendimentos individuais, porque a comunidade está mais informada sobre o nosso trabalho e somos reconhecidos como referência no atendimento a pessoas com deficiência (PCDs)”, explica.

A 7ª Semana da Pessoa com Deficiência, em agosto, teve como destaque a Multa Moral, ação de conscientização na Praça Dante Alighieri sobre o uso de vagas de estacionamento exclusivas. Já a Semana da Acessibilidade, no início do mês de dezembro, contou com palestras e rodas de conversa que colocaram em pauta questões relativas ao dia a dia de quem vive com alguma deficiência. Apresentações artísticas e de esportes paralímpicos evidenciaram as capacidades dos PCDs.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Ação de Multa moral envolveu motoristas no Centro

Foto por Leonardo Portella

Ação de Multa moral envolveu motoristas no Centro

Foto por Leonardo Portella

Para a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial, o ano foi focado na educação. Eventos em escolas e entidades, além de bate-papos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) debateram assuntos como racismo, desigualdade social, discriminação racial e cultura afro-brasileira. Em novembro, a coordenadoria promoveu o Mês da Consciência Negra. A programação incluiu apresentações de teatro e capoeira, rodas de conversa e debates. Outras atividades, como oficinas de bonecas abayomi, típicas da cultura africana, e palestras sobre personalidades negras evidenciaram os costumes, tradições e história da população afro.

Segundo Alessandra Pereira, responsável pela Igualdade Racial, em 2018 foi fortalecido o contato com outras unidades do poder Executivo. “O principal avanço foi a aproximação com as outras coordenadorias, com as secretarias e com os órgãos da rede socioassistencial de Caxias do Sul. Nós, negros, somos 16% da população caxiense, quase 100 mil habitantes, e devemos ocupar este espaço com nossa narrativa, cultura, inteligência e capacidade. Fizemos e continuamos fazendo parte do desenvolvimento da nossa cidade”, salienta.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Mês da Consciência Negra, em novembro de 2018

Foto por Adriano Chaves

Mês da Consciência Negra, em novembro de 2018

Foto por Adriano Chaves

Atendimentos

Além de ações educativas e de conscientização, as coordenadorias também prestam atendimento individual para a população em geral. A Coordenadoria de Igualdade Racial está disponível para agendamento de palestras pelo número (54) 3218.6000 ramal 6418, além de orientações por telefone e presencialmente, das 10h às 16h, no 3º andar do Centro Administrativo (Rua Alfredo Chaves, 1.333). A Coordenadoria de Acessibilidade atende no mesmo horário, no térreo da prefeitura. Recebe denúncias, reclamações e sugestões, sem necessidade de agendamento prévio. O contato telefônico pode ser feito no número (54) 3218.6000, ramal 6338.

Assessoria de Imprensa - SMSPPS