As Coordenadorias de Promoção de Igualdade Racial e de Acessibilidade promoveram diversas ações educativas no ano de 2018. No total, mais de 8 mil pessoas participaram dos eventos das duas unidades da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). O público para as palestras, apresentações e debates da Igualdade Racial foi de 2,3 mil pessoas. Já a Acessibilidade teve 5,7 mil pessoas prestigiando as atividades.
Em 2018, a Coordenadoria de Acessibilidade realizou um mapeamento nos distritos de Caxias do Sul. Nas visitas técnicas foram identificadas melhorias a serem feitas nos espaços públicos. O próximo passo será apresentar o levantamento completo para as secretarias responsáveis. Outras demandas já foram encaminhadas para órgãos como o governo estadual. Para Tibiriçá Vianna Maineri, titular da coordenadoria, a iniciativa faz parte de um avanço no alcance das políticas públicas para as pessoas com deficiência. “Nós buscamos ampliar a articulação com as secretarias municipais e também com a Procuradoria-Geral do Município (PGM), que vem nos apoiando na análise e resolução de demandas sobre mobilidade e acessibilidade. Também tivemos um aumento de 20%, em relação a 2017, no número de atendimentos individuais, porque a comunidade está mais informada sobre o nosso trabalho e somos reconhecidos como referência no atendimento a pessoas com deficiência (PCDs)”, explica.
A 7ª Semana da Pessoa com Deficiência, em agosto, teve como destaque a Multa Moral, ação de conscientização na Praça Dante Alighieri sobre o uso de vagas de estacionamento exclusivas. Já a Semana da Acessibilidade, no início do mês de dezembro, contou com palestras e rodas de conversa que colocaram em pauta questões relativas ao dia a dia de quem vive com alguma deficiência. Apresentações artísticas e de esportes paralímpicos evidenciaram as capacidades dos PCDs.
Ação de Multa moral envolveu motoristas no Centro
Foto por Leonardo Portella
Ação de Multa moral envolveu motoristas no Centro
Foto por Leonardo Portella
Para a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial, o ano foi focado na educação. Eventos em escolas e entidades, além de bate-papos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) debateram assuntos como racismo, desigualdade social, discriminação racial e cultura afro-brasileira. Em novembro, a coordenadoria promoveu o Mês da Consciência Negra. A programação incluiu apresentações de teatro e capoeira, rodas de conversa e debates. Outras atividades, como oficinas de bonecas abayomi, típicas da cultura africana, e palestras sobre personalidades negras evidenciaram os costumes, tradições e história da população afro.
Segundo Alessandra Pereira, responsável pela Igualdade Racial, em 2018 foi fortalecido o contato com outras unidades do poder Executivo. “O principal avanço foi a aproximação com as outras coordenadorias, com as secretarias e com os órgãos da rede socioassistencial de Caxias do Sul. Nós, negros, somos 16% da população caxiense, quase 100 mil habitantes, e devemos ocupar este espaço com nossa narrativa, cultura, inteligência e capacidade. Fizemos e continuamos fazendo parte do desenvolvimento da nossa cidade”, salienta.
Mês da Consciência Negra, em novembro de 2018
Foto por Adriano Chaves
Mês da Consciência Negra, em novembro de 2018
Foto por Adriano Chaves
Atendimentos
Além de ações educativas e de conscientização, as coordenadorias também prestam atendimento individual para a população em geral. A Coordenadoria de Igualdade Racial está disponível para agendamento de palestras pelo número (54) 3218.6000 ramal 6418, além de orientações por telefone e presencialmente, das 10h às 16h, no 3º andar do Centro Administrativo (Rua Alfredo Chaves, 1.333). A Coordenadoria de Acessibilidade atende no mesmo horário, no térreo da prefeitura. Recebe denúncias, reclamações e sugestões, sem necessidade de agendamento prévio. O contato telefônico pode ser feito no número (54) 3218.6000, ramal 6338.
Assessoria de Imprensa - SMSPPS