1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Ações do Departamento do Livro e da Leitura mobilizam 286 mil pessoas em 2018

As duas bibliotecas públicas da SMC receberam inscrições de 950 leitores no decorrer do ano

Atualizada dia

Projetos permanentes de incentivo à leitura e sessões de contação de histórias têm aproximado os caxienses do universo da literatura na cidade. Só em 2018, cerca de 286 mil pessoas foram envolvidas em ações descentralizadas promovidas pelo Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). Um dos fatores que indica essa proximidade com a população é o número de novos associados nas duas bibliotecas públicas mantidas pela SMC. Foram 950 inscrições na Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer e na Biblioteca Parque Largo da Estação no ano passado.

Para a diretora do Departamento, Maria Cristina Tiburi Pisoni, o trabalho desenvolvido de forma permanente visa à ampliação do número de leitores na cidade também para 2019.

“Temos projetos literários já consolidados. Além disso, continuaremos realizando parcerias e criando novas estratégias para desenvolver ainda mais o amor pela leitura e as habilidades e competências que caminham com ela”, comenta.

Foto por Róger Ruffato

Entre as ações desenvolvidas ao longo do ano, o “Escritor na Comunidade” uniu 2,1 mil participantes de 21 instituições e comunidades com a presença de 22 escritores caxienses. Já o “Tapete Mágico” recebeu 3,5 mil crianças e adolescentes em três dias consecutivos de apresentações na Casa da Cultura. No total, 33 escolas estaduais e municipais, inclusive de Educação Infantil, além de entidades assistenciais, se inscreveram para acompanhar o espetáculo “Cabelos trançados: histórias do avô Sol e da avó Lua”.

Foto por Róger Ruffato

A participação comunitária também é comemorada no projeto “Passaporte da Leitura”, que envolveu 18 mil pessoas no ano passado. A iniciativa contemplou 40 propostas de escolas e entidades que tiveram como destino um encontro com os escritores na 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul. O maior evento literário da Serra Gaúcha também foi responsável por atrair 250 mil visitantes à Praça Dante Alighieri e comercializar 61.549 livros durante os 17 dias de evento.

Foto por Róger Ruffato

Segundo a coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL), Heloísa Carla Coin Bacichette, a contação de histórias tem se destacado como uma ferramenta eficaz na formação de novos leitores.

“A X Maratona de Contação de Histórias, por exemplo, reuniu 2.056 pessoas em 10 horas de contação ininterruptas na Feira do Livro. Durante o ano, cerca de 30 mil crianças, jovens e adultos também ouviram as histórias contadas por profissionais da secretaria e convidados. São experiências que ficam não apenas na memória, mas também acabam sendo reproduzidas pelos ouvintes”, destaca.

Com olhar atento aos educadores, o Departamento aprimorou o “Programa Nacional de Estímulo à Leitura” (Proler) e o “Bolsas Amarelas”, que viabilizou a retirada de kits de livros pelos professores para a realização de leituras compartilhadas a um público estimado em 5.084 pessoas. Um número que, somado aos mais de 66 mil atendimentos nas bibliotecas do município, reforça o compromisso da SMC em facilitar o acesso à literatura.

Para se associar às bibliotecas

- Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer: é necessário apresentar um documento com foto, comprovante de residência e pagar uma taxa de R$ 10, que pode ser substituída pela doação de um livro de Literatura (não pode ser didático).

Localização: Rua Dr. Montaury, 1333, Centro (ao lado da Praça Dante Alighieri).

Horário de funcionamento: das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A partir de março, volta a atender aos sábados, das 8h às 12h.

- Biblioteca Parque Largo da Estação: é necessário apresentar comprovante de residência e documento com foto. A inscrição na Biblioteca Parque é gratuita.

Localização: Rua Dr. Augusto Pestana, 50, bairro São Pelegrino (junto à antiga Estação Férrea).

Horário de funcionamento: das 10h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira (volta a funcionar a partir do dia 04 de fevereiro).

Assessoria de Imprensa - SMC