1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Coordenadoria da Juventude envolve 10,8 mil pessoas em 2018

Aumento de público é de 200% em relação ao ano anterior

Atualizada dia

As ações da Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), alcançaram um público de 10,8 mil pessoas em 2018. O foco das ações foi o apoio à aprendizagem profissional e a inserção no mercado de trabalho. Em 2017, 3,6 mil jovens participaram das atividades da unidade. O aumento é de 200%.

Ao longo do ano, a coordenadoria promoveu atividades de educação e conscientização para o público jovem, principalmente os adolescentes. O Projeto Jovens do Futuro levou palestras sobre o mundo de trabalho para as escolas da rede pública, alcançando 1,8 mil estudantes em 14 edições. Através da inserção no Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, a unidade realizou a 2ª Feira de Oportunidades e palestras para jovens aprendizes com os temas Juventude e Planejamento Previdenciário, Oficina de Emprego e Planejamento Financeiro.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Para Lucas Guarnieri, titular da Coordenadoria, o ano representou um período de consolidação das políticas de juventude em Caxias do Sul. “Conseguimos atender os objetivos dessa administração e aumentamos o número de jovens atingidos pelas nossas iniciativas. Também construímos os processos necessários para ampliar os serviços destinados aos jovens nos próximos anos”, destaca.

Um desses serviços é Centro de Cidadania e Juventude, um espaço pensado para a qualificação profissional e atividades de lazer e integração. Há um projeto em andamento para ocupar um imóvel público inutilizado que atenda a esse fim. O objetivo é utilizá-lo para ações de inserção no mercado de trabalho, combate à evasão escolar e promoção de uma cultura de paz.

Outra ação que deve ter resultados ao longo do ano é o encaminhamento de uma minuta para instituir a Política Municipal da Juventude, uma das metas da administração municipal. O tema foi discutido junto aos membros do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), do qual a unidade faz parte. A proposta foi aprovada pelo conselho e um projeto de lei está em elaboração.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Além disso, desde novembro, a Coordenadoria da Juventude ocupa a vice-presidência do Fórum de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude do Rio Grande do Sul (Forjuve/RS). Isso facilita a atuação da unidade na articulação com municípios vizinhos e órgãos estaduais e federais.

A coordenadoria está disponível para atendimento presencial no 3º andar do Centro Administrativo (Rua Alfredo Chaves, 1.333), das 10h às 16h, ou pelo telefone (54) 3218.6000 – Ramal 6449 e whatsapp (54) 9 9926.2955, no mesmo horário.

Assessoria de Imprensa - SMSPPS