1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Crianças participam de roteiro de educação ambiental no Jardim Botânico

Semma desenvolveu atividades para participantes da Colônia de Férias do Sesc

Publicada dia

O setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) desenvolveu nesta terça-feira (15/01) dois roteiros no Jardim Botânico para crianças que estão participando da Colônia de Férias do Serviço Social do Comércio (Sesc). A atividade foi realizada para 40 participantes e teve o intuito de propor um exercício diferente, para que eles se conscientizem em relação aos cuidados com a natureza e assim repassem o conhecimento adiante.

A atividade proposta pela Semma ocorre o ano inteiro e leva os participantes por trilhas que colocam as pessoas em contato direto com a natureza, demonstrando espécies exóticas e nativas da região, passando também por um cactário. Mais um roteiro será desenvolvido para outras 40 crianças da Colônia de Férias nesta quinta-feira (17/01).

A monitora do grupo do Sesc, Nayanna Reolon, ressaltou a dinâmica do passeio. “A nossa proposta é justamente levar as crianças em um local aberto para desenvolver um passeio diferente. Essa junção de uma trilha ecológica com educação ambiental é bem interessante para eles, que demonstraram muito interesse em aprender sobre a nossa mata nativa. O passeio foi muito válido, não somente pela questão do lazer, mas também por todo o aprendizado que agora eles vão levar para casa”, ressaltou Nayanna.

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por Fábio Bielscki de Matos

Foto por Fábio Bielscki de Matos

Foto por Fábio Bielscki de Matos

Foto por Fábio Bielscki de Matos

Foto por Fábio Bielscki de Matos

Foto por Fábio Bielscki de Matos

Foto por Fábio Bielscki de Matos

Foto por Fábio Bielscki de Matos

A gerente do setor de Educação Ambiental, Cassiane Giacomelli, reforçou as ações que seguem sendo desenvolvidas pela Semma mesmo em período de férias escolares. “É interessante que as atividades tenham continuidade. Sendo assim, disponibilizamos esses roteiros para que as crianças tenham conhecimento de como preservar o ambiente em que estão inseridas. E por meio desse aprendizado que é passado, acabam se tornando multiplicadores desse conhecimento, buscando sempre desenvolver um comportamento correto em relação à natureza”, comentou.

O Jardim Botânico fica na rua Atílio Andreazza, no bairro Sagrada Família, e fica aberto ao público todos os dias com atendimento das 8h às 18h.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico tem uma área de 50 hectares e fica junto à represa São Paulo, na Bacia Hidrográfica do Arroio Dal Bó. É caracterizado por ser um complexo cultural, científico, educacional e de lazer, além de consistir em uma área de grande potencial turístico para a cidade de Caxias do Sul. Atualmente, circulam no local cerca de 100 pessoas de segunda a sexta-feira, e em finais de semana e feriados, pode chegar a duas mil.

Lá são encontradas coleções de espécies nativas da região como araucárias, chal-chal, xaxim e jerivás, entre outras. A área é um piloto de preservação e recuperação dos espaços verdes urbanos e das bacias hidrográficas, contribuindo com o legado ímpar às gerações atuais e futuras da comunidade local e regional.

Além disso, oferece uma ampla área de lazer com Wi-Fi gratuito, decks, quiosques, mirantes, cactários e trilhas. É possível fazer uma visita guiada pelos educadores ambientais da Semma de terça a quinta-feira, desenvolvendo um passeio pela manhã e outro na parte da tarde. As visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (54) 3901.1445.

Assessoria de Imprensa - Semma