1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Dois cruzamentos de Caxias do Sul recebem contadores digitais regressivos para pedestres

Equipamento informa tempo exato para travessia em pontos do Centro e do bairro São Pelegrino

Publicada dia

Os semáforos para pedestres nos cruzamentos das ruas Sinimbu com a Garibaldi, no Centro, e na avenida Rio Branco com a rua Machado de Assis, no bairro São Pelegrino, passaram a informar a comunidade o tempo exato disponível para a travessia de quem está a pé. Isso porque foram instalados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), na manhã desta terça-feira (22/01), contadores digitais regressivos para pedestres - uma melhoria que começou a ser testada no trânsito de Caxias do Sul no ano passado e que passa a ser expandida para mais pontos da cidade ao longo deste ano.

A ferramenta mostra o tempo disponível para ir de um ponto ao outro da calçada, sinalizando uma contagem regressiva dos segundos que faltam para a mudança do sinal. O contador numérico é da cor verde e é exibido no primeiro display do semáforo. Ao término da contagem regressiva, a mão vermelha aparece e indica o momento do pedestre aguardar a passagem dos veículos. Em ambos os cruzamentos, todos os equipamentos receberam a nova tecnologia, totalizando 16 contadores, contemplando todas as possibilidades de travessia nos locais. A proposta, segundo o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, é garantir mais proteção para os pedestres em pontos que apresentam intensa circulação de pessoas, mesmo que já sejam semaforizados.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

“Queremos que esse equipamento auxilie o pedestre na hora de decidir se é seguro ou não fazer a travessia. É tratar a informação como uma aliada na segurança. Para quem já saiu da calçada e colocou os pés na rua, os segundos finais e o alerta em vermelho do semáforo significam que o tempo está esgotando e que o pedestre deve se apressar, mas sempre com tranquilidade. Para quem não começou a travessia, a mensagem do contador é que é mais seguro aguardar o próximo ciclo verde. Esse é mais um investimento que fazemos e que mostra que a segurança do pedestre é uma prioridade para a nossa administração”, explicou.

A comerciante Jussara Alves Boeira, 37 anos, observou a novidade logo nos primeiros minutos que o equipamento funcionou na avenida Rio Branco. Para ela, o contador vai trazer benefícios para as pessoas. “Principalmente os mais idosos e os mais jovens vão saber o tempo certinho para atravessar a rua. Acho uma boa melhoria, porque no sábado e no domingo aqui tem muito movimento”, destacou. O estudante Arthur Benício Vieira, 17 anos, lembrou que é possível uma convivência mais segura no trânsito. “Acho que o pedestre vai pensar melhor antes de fazer a travessia, vai saber quanto tempo falta e isso vai deixar o trânsito melhor. Mas é tudo uma questão de comportamento”, reforçou.

O investimento na aquisição dos contadores foi custeada por meio do pagamento de multas de trânsito aplicadas pelos fiscais do município. Neste ano, a pasta licitou a compra de 250 novos temporizadores, cujos equipamentos devem começar a chegar no primeiro trimestre deste ano. Em 2018, os primeiros contadores foram implantados na esquina das ruas Os Dezoito do Forte com a Moreira César e funcionaram como teste, permitindo que a comunidade também relatasse à SMTTM a experiência com a tecnologia. Essa postura ainda permitiu que outro marcador fosse instalado na rua Ernesto Alves, próximo à Estação Rodoviária de Caxias do Sul.

Assessoria de Imprensa - SMTTM