1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Implantação de cobertura no acesso ao aeroporto Hugo Cantergiani começa na terça-feira

Projeto da Secretaria de Trânsito prevê proteção para passageiros que acessam terminal

Publicada dia

Os passageiros que utilizam o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani terão mais comodidade ao acessar o terminal a partir dos próximos meses. Estão previstas para começar na terça-feira (15/01) as obras para implantação de uma cobertura no acesso ao aeroporto, que facilitará o deslocamento das cerca de 700 pessoas que passam diariamente pelo local. Com o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), o serviço foi orçado em R$ 154,5 mil e será custeado pelo Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), do governo estadual. A previsão é que os trabalhos se estendam por 45 dias.

De acordo com o projeto, a estrutura metálica terá três metros de largura, permitindo que o embarque e desembarque de passageiros em pontos de táxi, por exemplo, sejam protegidos pela nova cobertura, que terá 20 metros de extensão. Atualmente, não há nenhum abrigo para quem precisa dos serviços do terminal. Para o diretor do Hugo Cantergiani, Maurício Loreto D'Ávila, a instalação do equipamento busca contribuir para a melhoria na prestação do serviço aos passageiros.

“Além de ser uma antiga demanda da comunidade aeroportuária, a cobertura facilita o acesso dos passageiros em condições adversas. Nosso clima é bastante atípico, com muitos dias chuvosos, principalmente no inverno, e essa estrutura vem para melhorar o embarque e desembarque de quem chega ao aeroporto”, explica. Durante o período da intervenção, haverá pequenos bloqueios em determinados espaços, sem que os acessos sejam prejudicados. Ao término das obras, o letreiro com o nome do terminal também deverá ser deslocado.

Em 2018, o terminal movimentou 205.943 passageiros, uma média de 572 embarques e desembarques por dia. São oferecidos quatro voos regulares das companhias aéreas Gol e Azul, com destino aos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Campinas. O primeiro voo programado é para Congonhas, com pouso às 10h45 e decolagem às 11h25. À tarde, é oferecido um voo a Guarulhos, com chegada às 13h45 e saída às 14h15, exceto às terças-feiras. Para Campinas, pela companhia Azul, a aeronave pousa em Caxias às 15h30 e decola às 16h30. O último voo local é para Guarulhos, com chegada na cidade às 18h45 e decolagem programada para 19h05.

Melhorias

Outros projetos estão no radar do aeroporto. Um deles é sobre a instalação de uma plataforma de acessibilidade (elevador), que permitirá o acesso de pessoas com deficiência ao segundo piso do terminal, e de banheiros na sala de desembarque. Os estudos, feitos pela Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), foram encaminhados ao DAP para licitação estadual.

Isso se soma as melhorias nos últimos dois anos no Aeroporto Hugo Cantergiani, que elevaram ainda mais a qualidade na prestação do serviço aos passageiros. Desde outubro do ano passado, o terminal oferece voo ligando Caxias do Sul ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, um dos mais movimentados terminais de passageiros do país. O trecho é operado pela companhia aérea Gol, nas segundas, quartas, quintas, sextas e domingos, totalizando mais 10 pousos e decolagens em operação no aeroporto local.

Também no ano passado foram instalados dois painéis de voos no saguão principal e na sala de embarque do terminal. Os equipamentos informam a situação das viagens, como horários de chegada e partida das aeronaves, além do fechamento dos portões. Também começou a funcionar em 2017 um estacionamento anexo ao aeroporto, que opera com 142 vagas, além da instalação de piso tátil e a nova sinalização no pátio das aeronaves.

Assessoria de Imprensa - SMTTM