1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Mais de 5,6 mil pessoas participam de ações de educação ambiental na Codeca em 2018

Palestras, oficinas, visitas técnicas e roteiro Caminhos do Lixo integram a programação, que será retomada em 1º de março

Atualizada dia

A educação ambiental da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) fechou 2018 com um desempenho importante. Mais de 5,6 mil pessoas foram atingidas a partir da participação em palestras de conscientização, roteiro Caminhos do Lixo, oficinas práticas de separação de resíduos e visitas técnicas. Esse número foi superior ao de 2017, que totalizou 4,6 mil pessoas, quando ainda não eram realizadas as oficinas.

As palestras são ministradas por educadores ambientais, abordando a separação, destinação e tratamento de resíduos seletivos e orgânicos, bem como a forma adequada de descarte de resíduos especiais, a exemplo de pneus, baterias, lâmpadas e medicamentos. O público-alvo é composto, em grande maioria, por empresas, clínicas, hospitais e estabelecimentos comerciais.

O roteiro Caminhos do Lixo é voltado às escolas, incluindo visitas guiadas à sede da Codeca, uma associação de catadores e a estação de transbordo São Giácomo, onde é feito o carregamento do material orgânico até o aterro sanitário Rincão das Flores, localizado no distrito de Vila Seca. As visitas técnicas incluem desde setores específicos da Companhia, como o departamento de Limpeza Urbana, Ecoponto e Centrais de Armazenamento de Pneus Inservíveis (CAPI) e de Lâmpadas Usadas (CALU), até o aterro sanitário. Geralmente, representantes de secretarias e prefeituras de outros municípios e estados são os visitantes mais assíduos.

Foto por Acervo Codeca

As oficinas de separação de resíduos passaram a integrar o calendário da educação ambiental em 2018, atendendo à solicitação de escolas. Quase 700 alunos foram beneficiados e puderam verificar, na prática, os tipos mais comuns de resíduos seletivos e orgânicos e as maneiras adequadas de descarte. As oficinas da Codeca também fazem parte das atrações do programa Caxias Mais Feliz, realizado mensalmente em bairros e loteamentos do município, sob coordenação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

As atividades de educação ambiental da Codeca são gratuitas e efetuadas de segunda a sexta-feira, sendo que até 1º de março, cumprem recesso de férias. Porém, os agendamentos prévios já podem ser feitos a partir de 15 de fevereiro, junto ao departamento de Comunicação, pelo fone (54) 3224.9300.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Marcia Vial

Foto por Marcia Vial

Assessoria de Imprensa – Codeca