1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Prefeito Daniel Guerra participa do lançamento oficial da Festa da Uva 2019

Evento reuniu convidados nos pavilhões na noite desta segunda-feira (21/01)

Atualizada dia
Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Diversas autoridades e veículos de comunicação participaram do lançamento da Festa da Uva 2019

Foto por Mateus Argenta

Convidados puderam degustar delícias da cozinha típica italiana

Foto por Mateus Argenta

Convidados puderam degustar delícias da cozinha típica italiana

Foto por Mateus Argenta

Prefeito Daniel Guerra recepcionou convidados

Foto por Mateus Argenta

Prefeito Daniel Guerra recepcionou convidados

Foto por Mateus Argenta

Diversas autoridades e veículos de comunicação participaram do lançamento da Festa da Uva 2019

Foto por Mateus Argenta

O prefeito Daniel Guerra, acompanhado por diversos secretários municipais, participou do lançamento da Festa da Uva 2019 na noite desta segunda-feira (21/01), no Centro de Eventos do Parque de Eventos. Na oportunidade, a Comissão Comunitária apresentou as novidades da edição deste ano, além da programação oficial. Os convidados também acompanharam um show com músicas italianas e degustaram pratos típicos.

Diversas unidades municipais estão participando ativamente da organização da Festa. “A prefeitura está completamente envolvida com a Comissão Comunitária desde o início da atual gestão. Disponibilizamos nossos serviços e nossas equipes para fazer a maior Festa de todas, com inovação e também resgate das nossas tradições e cultura. Viva Una Bela Giornada, venham a Caxias do Sul”, estimulou o prefeito.

Obras de construção da calçada de concreto e piso tátil

Foto por Arquivo: Adriano Chaves

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) executou obras no Parque de Eventos, como construção de calçada de concreto armado com piso tátil e melhorias de drenagem. Também houve construção de uma nova rampa de acessibilidade em frente ao restaurante Tulipa.

Foi erguido um muro de contenção, alargando parte do calçamento existente na rua Ludovico Cavinato. A Divisão de Iluminação Pública do Município também trabalhou para melhorar as condições da parte elétrica do parque e promoveu a melhoria da iluminação em geral, especialmente do estacionamento reservado aos ônibus de turismo e escadaria, inclusive com implantação de novos postes e luminárias.

Já a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) está atuando no apoio à Exposição de Uvas. A unidade é um dos locais que está recebendo as inscrições dos agricultores para participar do concurso até 25 de janeiro. O regulamento está disponível aqui.

“Somos responsáveis pelo corpo de jurados do concurso e através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (FMDR) pagaremos aos vencedores uma viagem para Mendoza, na Argentina”, revelou Camila Sandri Sirena, titular da secretaria. A Smapa também está trabalhando na organização e logística de compra das uvas que serão distribuídas na Festa.

Por meio dos Centros de Atenção ao Turista (CATs), a Secretaria do Turismo (Semtur) auxiliou em janeiro no recebimento das inscrições de voluntários para os Desfiles Temáticos. A pasta, assim como toda prefeitura, está ajudando a divulgar o evento e os roteiros turísticos de Caxias do Sul para fomentar a economia, o turismo e a cultura da cidade. “Participamos de vários eventos nacionais ao longo dos últimos meses para mostrar Caxias e as possibilidades da Festa. Estamos todos preparados para receber os visitantes!”, disse a titular da pasta, Renata Carraro.

Novidades

Rainha e princesas da Festa também circularam pelo local durante o evento

Foto por Mateus Argenta

Uma das principais novidades é a reorganização da Feira Industrial e Comercial. O número de expositores foi reduzido e os espaços ampliados para circulação de pessoas, sem um fluxo obrigatório. A tradicional distribuição de uvas será feita logo na entrada do parque, como forma de acolhimento aos visitantes.

Mudanças também no local dos Desfiles Temáticos. Sob direção artística do coreógrafo e diretor artístico da Cia. Municipal de Dança da Secretaria da Cultura (SMC), Matheus Brusa, dois dos oito desfiles voltarão para a rua Sinimbu, no Centro, sem cobrança de ingresso. Os outros seis ocorrerão nos Pavilhões da Festa da Uva.

Já o Fiorin Card é um sistema de cartão cashless que vai substituir os tickets de papel para consumo de comidas e bebidas dentro do parque. O usuário carrega a quantia desejada no cartão e apresenta no balcão para aproximar do leitor e validar a compra. Caso o visitante queira adicionar mais créditos, basta procurar por um dos Terminais de Autoatendimento para fazer a transação. Os terminais aceitam pagamento em cartões de crédito e débito. Para pagamento em dinheiro, as pessoas deverão se dirigir a um dos caixas disponíveis no parque. A cada compra realizada é emitido comprovante com valor investido e saldo remanescente.

A Festa da Uva 2019 ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março. Com o tema Viva Una Bela Giornada, o evento deve receber cerca de um milhão de pessoas durante 17 dias. Mais informações sobre programação e compra de ingressos pelo site da Festa da Uva 2019.

Assessoria de Imprensa - Gabinete do Prefeito