1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Município lança licitação para otimizar serviço de impressão

Nova solução deve gerar economia com renovação das máquinas e redução do custo de manutenção

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul realizará no dia 12 de fevereiro o pregão presencial, tipo menor preço, para a contratação de solução para impressão, cópia e digitalização para parte do Centro Administrativo e unidades da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Educação (Smed).

O objetivo é contratar um serviço que contemple a alocação de equipamentos e de suprimentos necessários para operacionalização, instalação, manutenção, treinamento e assistência técnica especializada. Segundo estudos preliminares da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), só na primeira fase de implantação do projeto será possível economizar cerca de 30% do valor investido atualmente. Os números não podem ser divulgados para não influenciar o processo licitatório.

A Diretoria de Tecnologia e Sistemas de Informação da SMRHL realizou um levantamento das necessidades dos locais para que passem a receber equipamentos conforme suas necessidades de impressão. “A contratação quer oferecer um serviço de qualidade, com agilidade na manutenção de máquinas e redução dos custos para o Município”, ressalta a secretária Vangelisa Lorandi.

Ao longo dos anos, a prefeitura realizou a compra dos equipamentos, porém a rápida evolução tecnológica deixa essas máquinas obsoletas em um curto espaço de tempo (média de cinco anos). A idade média do parque de impressoras do Município é de 10 anos. Além de equipamentos considerados antigos, o poder público é responsável pela compra de suprimentos (como toners, cartuchos e peças de reposição) e contratação de serviços de manutenção, tudo realizado via processo licitatório. Essa sistemática de trabalho tem gerado custos altos pela variedade de máquinas e dificuldade de encontrar peças para os equipamentos mais antigos, além da necessidade de um grande estoque de itens para reposição.

A abrangência do projeto, em um primeiro momento, contempla 73% de todo o volume atual de impressão do Município. As máquinas mais modernas que venham a ser substituídas serão destinadas para unidades não contempladas nesta primeira fase de implantação do serviço.

O edital do Pregão Presencial n.º 20-2018 está disponível no site da prefeitura. O pregão, tipo menor preço, acontece no dia 12 de fevereiro, às 8h30, na Central de Licitações (Cenlic), junto ao Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, bairro Exposição).

Assessoria de Imprensa - SMRHL