1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Programa Caxias da Paz atende mais de 19 mil pessoas em 2018

Destaque também para a reestruturação interna do setor, que passou a ter maior evidência dentro da administração

Atualizada dia

O Programa Caxias da Paz, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), fechou o ano de 2018 totalizando mais de 19 mil atendimentos à comunidade. Desses, a maior parte foi realizada através das Comissões de Paz com cerca de 12 mil pessoas atendidas, seguida pelas Centrais de Pacificação com aproximadamente 7 mil atendimentos. O programa trabalha com a resolução de conflitos através do diálogo e principalmente fortalecendo relacionamentos saudáveis e pacíficos nas comunidades.

Entre as principais ações ao longo do ano, estão a organização da IV Semana Restaurativa de Caxias do Sul; a criação de um projeto em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizado nas escolas estaduais, que teve o objetivo de construir relacionamentos saudáveis e prevenir atos de violência; a participação na Campanha da Fraternidade, com promoção de Círculos de Construção de Paz em diversas comunidades do município e a formação de 42 voluntários com formação básica e 29 com formação avançada de facilitadores de Círculos de Construção de Paz.

Para Rodolfo Pizzi, responsável pelo Núcleo de Justiça Restaurativa, o maior avanço do Caxias da Paz no ano passado foi a reestruturação interna do setor. “O programa passou a ter maior evidência dentro da administração municipal, sendo entendido como uma política pública transversal. Ao longo de 2018, foi criada a Comissão de Paz da Secretaria da Cultura, que se soma a outras quatro comissões; a inclusão da Justiça Restaurativa dentro do Regimento Interno da SMSPPS; e a proposta de continuidade dos atendimentos das Centrais de Pacificação por meio de um chamamento público”, completa.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Círculos de paz

Foto por Adilson Correa

Círculos de paz

Foto por Adilson Correa

Como participar

Os círculos são oferecidos como uma forma de resolver conflitos entre as pessoas, além de fortalecerem vínculos e ajudarem na construção de um senso de comunidade. Para ter acesso a esse tipo de atendimento, o interessado deve procurar o Núcleo de Justiça Restaurativa, que fica no 3º andar do Centro Administrativo (Rua Alfredo Chaves, 1333). O telefone é (54) 3218.6199.

Caxias da Paz

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz, instituído pela lei municipal nº 7.754, de 2014, é resultado de uma construção progressiva entre o Executivo Municipal, o Judiciário, a academia e a sociedade civil. Propõe a compreensão da “justiça como poder da comunidade”, partindo da ideia de que a função de justiça não se esgota na esfera judicial, sendo uma função que se exerce no cotidiano da convivência social.

Assessoria de Imprensa - SMSPPS