1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Semma atende 1,2 mil denúncias de maus-tratos e castra 4,2 mil animais em 2018

Campanha “Adote por Amor”, da mesma secretaria, deu novo lar a 380 animais

Atualizada dia

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) atendeu 1,2 mil denúncias de maus-tratos no ano de 2018. Além disso, por meio das campanhas desenvolvidas pelo setor, como “Castrar é tudo de Bom” e “Adote por Amor”, 4,2 mil cães e gatos foram esterilizados e 380 ganharam um novo lar.

Essas campanhas tiveram a colaboração do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que disponibilizou uma unidade móvel para realizar o procedimento de castração nos bairros carentes do município. Além disso, na UCS, a Semma promoveu feiras para adoção de cães do Canil Municipal. Em 2019, as duas ações terão continuidade.

As castrações também ocorrem por meio de empresa licitada e são oferecidas exclusivamente para animais de pessoas de baixa renda. O tutor pode fazer o requerimento por meio de uma ficha nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS). Não há custo para a comunidade. A clínica se responsabiliza pela busca e a entrega do animal na porta de casa. Têm direito ao benefício os cidadãos que tenham cadastro na Fundação de Assistência Social (FAS) atualizado e renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa.

Marcelly de Souza Paes, veterinária e diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Semma, comenta a alegria em perceber que os projetos foram bem aceitos pela comunidade. “É muito gratificante olhar para esses números. O Departamento existe há pouco tempo, desde o início de 2017, e ver a quantidade de vidas que foram transformadas por meio dessas ações nos motiva a continuar trabalhando cada vez mais em função da proteção animal. É com muita alegria que seguimos, aos poucos, desenvolvendo melhorias, como as que foram feitas no Canil Municipal. Novos projetos devem surgir neste ano, sempre focando em melhorar a qualidade de vida dos animais”, salienta Marcelly.

Também no ano que passou, a Semma resgatou cerca de 140 animais silvestres. O recolhimento é notificado junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Então, é verificado se o animal tem condições para ser feita a soltura. Nesses casos, um dos critérios a ser analisado é se ele é nativo da região. Caso não seja da localidade onde foi encontrado, é encaminhado ao Ibama, que conduz esse animal até seu território de origem. Os resgates de animais vítimas de maus-tratos são feitos em conjunto com a Patrulha Ambiental (Patram), na maioria das vezes.

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Castrações móveis ocorreram em bairros como Canyon e Belo Horizonte

Foto por Divulgação Semma

Castrações móveis ocorreram em bairros como Canyon e Belo Horizonte

Foto por Divulgação Semma

Castrações móveis ocorreram em bairros como Canyon e Belo Horizonte

Foto por Divulgação Semma

Castrações móveis ocorreram em bairros como Canyon e Belo Horizonte

Foto por Divulgação Semma

Castrações móveis ocorreram em bairros como Canyon e Belo Horizonte

Foto por Divulgação Semma

Casos de maus-tratos devem ser denunciados à Semma

Foto por Divulgação Semma

Adoções ocorreram aos finais de semana da UCS

Foto por Divulgação Semma

Resgate de animais silvestres é encaminhado ao Ibama

Foto por Divulgação Semma

Como adotar

Pessoas interessadas em dar um futuro diferente para um cão ou gato do Canil Municipal podem preencher o formulário da campanha Adote por Amor, disponível no site da prefeitura: https://bit.ly/2FaNrfi. Dessa forma, a Semma entrará em contato com o futuro adotante. Também é possível agendar a visita ligando para (54) 3901.1445, das 8h às 17h.

Como identificar e denunciar maus-tratos

Existem algumas situações específicas que podem ajudar na identificação de maus-tratos aos animais. Em geral, o animal apresenta machucados que nunca são tratados; está amarrado de forma que não tenha acesso à água e à comida ou ainda está em situação de desconforto, como, por exemplo, uma situação estranha e que provoque estresse.

Para qualquer caso que se enquadre em maus-tratos, é possível fazer a denúncia a partir dos formulários que estão disponíveis na capa do site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br), no menu “Proteção Animal”. Também é necessário enviar a foto para comprovar a situação em que o animal se encontra, para o endereço bemestaranimalcaxias@gmail.com. O envio das imagens colabora na organização da ordem de urgências.

A Semma ainda recebe denúncias de forma presencial. O solicitante precisa se deslocar até a secretaria, localizada na Avenida Rubem Bento Alves, nº 8.308, das 10h às 16h. O atendimento é de segunda a sexta-feira.

Assessoria de Imprensa - Semma