1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Janeiro

Smapa recebe inscrições para exposição de uvas na Festa da Uva 2019

Cadastro pode ser feito até o dia 25 de janeiro na sede da secretaria

Atualizada dia

As inscrições para expor uvas na Festa da Uva 2019 estão abertas até o dia 25 de janeiro. Em Caxias do Sul, o cadastro pode ser feito na Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), que fica na rua Moreira César, nº 1.686, no bairro Pio X. Para se inscrever, o agricultor deve apresentar carteira de identidade, CPF, Talão do Produtor e Cadastro Vitícola.

A premiação para as melhores uvas expostas será uma viagem para uma região vitivinícola de expressão ainda a ser definida. Na edição passada 290 produtores se inscreveram. Todos os expositores receberão uma certificação de participação.

Clarice Fátima de Oliveira, coordenadora interina das inscrições pela Smapa, ressaltou a importância da exposição. “O município também é conhecido como a cidade da uva, isso fomenta a produção local. O produtor tem a chance de tornar o seu produto conhecido, pois os olhos de todas as pessoas estarão voltados para Caxias”, argumentou.

Charles Venturin, 44 anos, é um dos herdeiros do negócio da família em Monte Bérico. A propriedade de três gerações acumula 65 prêmios de exposições da Festa da Uva. A família participa desde de 1972 e atualmente produz 138 toneladas da fruta por ano. “Nós estamos participando para continuar a tradição da nossa família. Além de tudo, a promoção do produto é maior quando ele é colocado em uma vitrine desta festa com tamanha magnitude”, explicou.

Em Caxias, as inscrições também podem ser feitas na sede da Emater (rua Jacob Luchesi, nº 3.181, bairro Santa Lúcia), no Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (rua Pinheiro Machado, nº 2.335, no bairro Centro) e no Sindicato Patronal Rural (rua Borges de Medeiros, nº 87). Nos demais municípios do Rio Grande do Sul, os cadastros podem ser feitos nos Escritórios Municipais da Emater-RS/Ascar.

A Festa da Uva 2019 ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março. Mais informações pelo telefone (54) 3290-3824.

Regulamento Exposição de Uvas 2019
Publicado dia 11/01/2019 às 13:16

Assessoria de Imprensa - Smapa