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Asfaltamento da Estrada Sebastopol alcança 15% do contrato

Investimento de R$ 17,3 milhões pavimentará 10,1 quilômetros

Publicada dia

Uma das principais obras de asfaltamento de estradas rurais em Caxias do Sul completou oito meses na última segunda-feira (18/02). A pavimentação da Estrada Municipal João Edgar Jung alcançou 15% do valor do contrato. A extensão é de 10,1 quilômetros, a um custo de R$ 17.386.151,32 e período de execução de 22 meses. A etapa atual compreende a pavimentação até a ponte do rio Piaí. A próxima se concentrará na construção de uma nova ponte e a terceira englobará o trecho da Estrada Municipal nº 92, que liga essa ponte até a Linha Sebastopol. No total, serão 15,65 quilômetros pavimentados.

Contratada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), a melhoria foi projetada e é fiscalizada pela Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan). A empresa responsável pela execução dessa etapa é a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Conforme a Seplan, os trabalhos nessa estrada têm particularidades quando comparados com outras localidades do interior: a distância na ordem de 45 quilômetros em relação à cidade, o que exige uma logística diferenciada para o transporte de materiais; e a área, uma região de encostas bastante acidentada, com necessidade de movimentações de solo e de rocha maior que em obras executadas em terrenos mais planos.

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Foto por Adriano Chaves

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Conforme o secretário do Planejamento, Fernando Mondadori, a obra é uma importante ligação da produção agropecuária do interior de Caxias do Sul com os centros urbanos. “Ela qualifica nossas vias de escoamento para garantir uma infraestrutura compatível com a qualidade dos nossos produtos”, define Mondadori. “O projeto está dentro do prazo, mas agora vamos entrar no trecho que mais requer atenção, devido à intensificação dos trabalhos em áreas mais irregulares”, explica o titular da Seplan.

O secretário da Smosp, Leandro Pavan, estima que a obra facilitará o tráfego, trazendo mais saúde, segurança, lucratividade e prosperidade para quem utiliza a estrada diariamente. “Em dias de chuva, veículos ficam atolados devido aos declives acentuados do trecho. Em dias de sol, os moradores sofrem com poeira, falta de tração e derrapagens por conta das costeletas que se formam com o trânsito intenso. Isso causa danos significativos aos veículos e perdas consideráveis no transporte da produção agrícola”, relata Pavan. “A execução dos trabalhos, a longo prazo, contribui com economia aos cofres públicos, eliminando trabalhos de patrolamento e cascalhamento e minimizando a necessidade de limpeza de bueiros obstruídos pelo material carregado pelas chuvas, no processo de erosão da estrada”, complementa.

Com as três fases prontas, o valor total da obra deve chegar a aproximadamente R$ 28 milhões. Os recursos para a execução dos trabalhos provêm de financiamento obtido pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI – 2017/2020), com verbas oriundas da Corporação Andina de Fomento (CAF). O pacote de medidas inclui o asfaltamento de 70 quilômetros de estradas do interior.

Assessoria de Imprensa - Seplan