1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Fevereiro

Centro de Cultura Ordovás recebe exposição “Parangolé - outras imagens”

Mostra de Jorge Rico abre para visitação nesta sexta-feira (08/02), às 19h, na Sala de Exposições

Publicada dia

A mostra “Parangolé - outras imagens”, do artista visual Jorge Rico, abre para visitação nesta sexta-feira (08/02), às 19h, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás. O autor apresenta ao público fotografias, móbiles e panos que foram criados a partir de uma performance de dança da artista Amanda Charão. Através de seus movimentos, Amanda transmite a ideia de fusão entre corpo e tecido.

Conforme Rico, além de ser contemplada, a exposição ainda brinca com os sentidos humanos, como o tato e a audição.

“Panos, movimentos, cor e fotografia misturam-se em uma mostra que busca conduzir o espectador a se integrar e participar de forma concreta com a mesma”, afirma.
Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Reprodução

Foto por Reprodução

Foto por Reprodução

A instalação é inspirada na obra de Hélio Oiticica, artista que redefiniu a arte e sua interação com o público na década de 1960, dando surgimento ao “Parangolé”. Esse conceito trabalha com capas, bandeiras e estandartes feitos com panos coloridos para serem vestidos. Sua cor e textura são reveladas apenas quando a pessoa se movimenta. A partir dessa criação, Hélio rompeu com o formato tradicional de arte no Brasil, tornando-se um dos artistas mais ousados no cenário artístico nacional.

A exposição “Parangolé - outras imagens” poderá ser conferida até o dia 3 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e, nos finais de semana e feriados, das 16h às 22h. Para grandes grupos e escolas é necessário um agendamento prévio pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br. A entrada é gratuita.

Oficina

Para completar a experiência sensorial proporcionada pela exposição, uma oficina de criação de parangolés será realizada, com visita guiada pelo artista Jorge Rico. A atividade é gratuita e os interessados devem fazer a inscrição até esta sexta-feira (08/02) por meio do e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br.

Assessoria de Imprensa - SMC