1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Fevereiro

Codeca coleta 18,9 mil quilos de resíduos durante primeiro final de semana da Festa da Uva

Dados correspondem ao recolhimento de materiais orgânicos e seletivos, feito nos pavilhões, de sexta a domingo

Publicada dia

No primeiro final de semana da 32ª Festa Nacional da Uva, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) coletou 9,9 mil quilos de resíduos orgânicos e 9 mil quilos de materiais seletivos, nos pavilhões e após a realização dos shows, de sexta (22/02) a domingo (24/02).

Antes da abertura do evento, às 11 horas, equipes da varrição fazem a limpeza do parque para garantir a segurança e conforto aos visitantes, além de providenciarem a manutenção, obedecendo um sistema de escalas, que inclui o recolhimento e troca de sacos plásticos entre as 420 lixeiras distribuídas nas áreas de acesso e proximidades dos estandes. Também foram disponibilizados 50 pares de contêineres orgânicos e seletivos, além de duas caliças, com capacidade para 2,8 mil quilos cada, adequadas para descarte de resíduos de maior volume.

Durante o primeiro desfile temático, transferido para terça-feira (26/02), às 20h30, a Codeca distribuirá cinco pares de tonéis (orgânico e seletivo) de 200 litros cada, na região central, contando ainda com pares de contêineres existentes na extensão da rua Sinimbu, desde a rua Vereador Mário Pezzi até a rua Garibaldi. Funcionários da Capina auxiliarão na instalação de cordas de isolamento no trajeto de cerca de 500 metros, por onde passarão as oito alas e seis carros alegóricos. Encerrado o desfile, a Varrição e a Coleta efetuarão a limpeza das vias urbanas.

Todo material orgânico recolhido é encaminhado à Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores, sendo que o seletivo é destinado para as 13 associações de recicladores, conveniadas ao município. Além dos serviços prestados na cidade, a Codeca é responsável pela limpeza do parque de exposições da Festa da Uva e durante os oito desfiles programados. O estacionamento (Safe Park), cancha de shows, banheiros e mesas dos restaurantes, junto aos pavilhões, estão sob responsabilidade de outras empresas contratadas.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Karen Boldrin

Foto por Karen Boldrin

Foto por Karen Boldrin

Assessoria de Imprensa – Codeca