1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Fevereiro

Colônia de Férias da Biblioteca Parque reúne crianças em oficinas lúdicas

Ação envolveu participantes entre cinco e 12 anos e encerrou nesta sexta-feira

Publicada dia

A Biblioteca Parque Largo da Estação, localizada na Estação Férrea de Caxias do Sul, esteve ainda mais colorida e musical nesta semana. Vinte crianças, entre cinco e 12 anos, participaram da Colônia de Férias, com oficinas que trabalharam musicalização, literatura, arte e culinária. Esse foi o segundo ano que o Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promoveu a ação, que encerrou nesta sexta-feira (08/02).

Segundo o pedagogo e percussionista Luciano Girardi, que conduziu o primeiro encontro, o significado dessas atividades vai além de somente divertir.

“A música, por exemplo, possui três questões importantes: a arte, a aprendizagem e o movimento. A musicalização também tem influência comprovada por pesquisas no desenvolvimento corporal e neurológica dos pequenos”, destaca.
Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Foto por Elisa Ambrosi

Além da reutilização de materiais recicláveis para a confecção de instrumentos musicais, as crianças também se divertiram ao pintar as portas de vidro da Biblioteca Parque e decorar um bolo para o lanche. A programação, de quase quatro horas diárias, também envolveu diferentes brincadeiras e sessões de leitura. Para a pequena Maitê Krenn Pistore, de sete anos, as férias foram ainda mais divertidas na companhia de novos amigos.

“O que mais gostei foi de pular amarelinha e fazer os instrumentos com tampinhas de garrafa e fita adesiva”, comenta.

Marcos Luiz Silveira, pai do sorridente Pedro Augusto Canol Silveira, também de sete anos, acredita que as atividades propostas ajudam a preparar a criança para a programação escolar.

“A partir dessas oficinas, eles já vão se acostumando à rotina porque, daqui a pouco, começam as aulas de novo. Eles descansaram no final do ano, participaram dessa atividade extra e agora estão preparados para a continuidade do ano letivo”, contou.

Para o próximo ano, o Departamento do Livro e da Leitura estuda aumentar o número de encontros e atividades.

Assessoria de Imprensa - SMC