1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Fevereiro

Estudantes da escola Carlin Fabris participam de atividades no espaço da SMTTM na Festa da Uva

Alunos do 3º ano vivenciaram experiências e aprenderam sobre adoção de hábitos seguros no trânsito

Publicada dia

A importância de ações que façam do dia a dia no trânsito um lugar melhor e mais seguro ganhou um espaço especial nesta terça-feira (26/02) no estande da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) na Festa da Uva 2019. Estudantes do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlin Fabris, da Linha Feijó, no bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, foram envolvidos com atividades educativas preparadas pelos agentes da Escola Pública de Trânsito (EPT) durante o passeio da escola no evento.

Os pequenos foram envolvidos em quatro diferentes estações ao longo do estande. Em duas delas, eles vivenciaram a experiência com os óculos que simulam a embriaguez e o cansaço. Com os equipamentos, os estudantes foram estimulados a andar em uma linha demarcada no chão e pegarem objetos, sem sucesso, devido Ao efeito que o álcool e a fadiga causam no organismo. Em outra estação eles entenderam que o uso do cinto de segurança salva vidas, assim como o uso correto dos equipamentos de transporte, como bebê conforto e a cadeirinha. Por fim, todos ganharam o “Dominando o Trânsito”, um jogo de dominó educativo da EPT.

Após o término das ações, todos acompanharam uma simulação de capotamento de um veículo, uma das atrações do espaço durante o evento. O equipamento recebe participantes apenas no banco da frente, onde a legislação determina que somente pessoas acima de 10 anos possam ser transportadas. Os pequenos Arthur Hoffmann e Sara Sacomann, de oito anos, já sabem o que fazer quando virem uma criança sem cinto. “Eu aprendi que é o cinto que prende a pessoa em um acidente. Eu sempre coloco quando entro no carro e quando eu vejo já logo chamo a atenção”, contou Hoffmann. “Os óculos são muito legais. É muito difícil caminhar certo, deu uma sensação que eu ia cair, mas entendi como funciona e como o pai e a mãe devem ter atenção nisso”, disse Sara.

Para a fiscal de trânsito Sandra de Oliveira receber os estudantes no espaço da SMTTM na Festa da Uva oportunizou uma atividade prática, diferente das ações realizadas somente em sala de aula, onde os pequenos aprenderam e se divertiram com os temas abordados. Ela reforçou que o objetivo é que eles levem os assuntos para dentro de casa e sejam multiplicadores das ações positivas no trânsito com os pais e familiares. “Nossa ideia é que eles pudessem ter essa noção de que quem fica muitas horas sem dormir não pode sair dirigindo. Assim como quem consome álcool. É permitir que a visita à Festa da Uva também seja um espaço para conscientização”, reforçou.

Galeria de imagens
1 de 12 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Assessoria de Imprensa - SMTTM