1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Fevereiro

Exposição em homenagem à poetisa Vivita Cartier abre nesta quinta-feira

Museu Municipal sedia a mostra baseada no livro “O ocaso da Colombina”, de Marcos Fernando Kirst

Publicada dia

A arte e a vida da poetisa gaúcha Vivita Laner Cartier são a tônica da exposição “Vislumbres da Noiva do Sol”, que abre para visitação nesta quinta-feira (21/02), às 19h30, no Museu Municipal. O projeto é baseado no livro “O ocaso da Colombina”, de Marcos Fernando Kirst, e traça uma jornada visual pelo legado e vivências da poetisa, com ilustrações de Ernani Carraro e bordados de Valdema Paganella Giordano.

Segundo a fotógrafa e curadora da exposição, Liliane Giordano, a ideia é viabilizar ações poéticas em que os conceitos e os sentidos sejam instigados.

“A ideia da mostra é despertar nas pessoas a retomada da rima e da delicadeza das palavras. A poesia está em tudo o que nos rodeia, basta sabermos olhar. Pensamos também em instigar as pessoas a retomarem o hábito de escrever cartas, a troca de segredos descritos em palavras, pois além da carga emocional que isso carrega, também é uma forma de perpetuar nossos sentimentos pelo tempo – tal como Vivita chega a nós hoje, quase um século depois, por meio de suas cartas”, comenta.
Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Luana Prigol

Foto por Luana Prigol

A exposição pretende aproximar estudantes, professores e público em geral de atividades que qualifiquem o ensino e promovam pensamentos críticos e criativos, valorizando as experiências cotidianas e os diálogos dentro do museu. Oficinas lúdico-criativas, além do contato com a história e obras do acervo, estão inseridas na programação.

A exposição “Vislumbres da Noiva do Sol: uma jornada visual pela vida e obra da poeta Vivita Cartier” estará disponível para visitação até 30 de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados, das 11h às 17h. Durante a Festa Nacional da Uva, de 22 de fevereiro a 10 de março, o museu também estará aberto aos domingos, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.

Assessoria de Imprensa - SMC