1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Fevereiro

Imagens do início da Festa da Uva compõem exposição na Prefeitura de Caxias do Sul

Prédio, que atualmente é sede do Executivo, foi construído para receber a Festa de 1954

Publicada dia

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) está resgatando a história do prédio que hoje abriga a sede do Executivo, mas que já foi palco da Festa da Uva por diversas vezes. Duas exposições estão montadas no Centro Administrativo Municipal Vinícius Ribeiro Lisboa, originalmente construído para receber a Festa de 1954. As montagens estão no andar térreo, com visitação até 07 de março, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

A exposição “Memória da Festa da Uva de 1954 até 1972” faz um resgate da construção e uso do prédio, desde a terraplanagem, incluindo imagens dos eventos. O espaço recebeu a Feira Agroindustrial de 1954, 1958, 1961, 1965, 1969 e 1972. As imagens ilustram momentos de uma fase de desenvolvimento econômico do país e que refletiu diretamente na evolução do município. Já os quadros da exposição “Festa da Uva – Primeiros Momentos” mostram acontecimentos do evento, organizados em ordem cronológica, iniciando em 1931 e terminando com a Festa da Uva de 1996.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Arquivo

Foto por Studio Geremia

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol

“Quando temos acesso a essas imagens e fatos, ampliamos a compreensão da história e daquilo que somos. É importante perceber que muitos dos espaços que temos hoje foram criados a partir desses momentos históricos”, lembra a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi. Além das exposições, também foi criada uma ambientação com um painel e utensílios das casas dos primeiros imigrantes italianos.

As exposições são uma realização da SMRHL com quadros e objetos integrantes do acervo itinerante do Museu Municipal da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

Assessoria de Imprensa - SMRHL