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Município publica cerca de 300 licitações durante 2018 para qualificar serviços prestados à comunidade

Contratações públicas contribuíram no desenvolvimento de projetos para economia das verbas públicas

Atualizada dia

Ao longo de 2018, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) atuou na gestão de processos de trabalho que refletissem no aprimoramento do serviço prestado à comunidade, na qualificação para a seleção de fornecedores e na construção de projetos gerando economia aos cofres públicos.

Em 2018, o Município publicou aproximadamente 300 licitações. As contratações públicas compreenderam a reforma e ampliação do Pronto Atendimento 24h, a compra de duas mil vagas de Educação Infantil, a aquisição de nove ambulâncias para suporte básico e avançado, a manutenção e o restauro do Centro Administrativo após 15 anos, o gerenciamento e processamento da folha de pagamento dos servidores municipais, a compra de medicamentos, merenda escolar e material médico-hospitalar, entre outros investimentos.

O setor de Protocolo Geral, reativado em 2017, realizou aproximadamente 16 mil atendimentos. Os pedidos incluíram abertura de processos administrativos para melhorias na infraestrutura da cidade, autorização para a realização de eventos e outras demandas. Já o Alô, Caxias atendeu em torno de 22 mil solicitações, solucionando 15 mil demandas de 2018 e 7.046 de outros períodos. As situações, em sua maioria, abrangeram manutenção da rede de esgoto, conserto de vias e troca de lâmpadas.

No ano passado, o Município retornou com a estrutura física para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra a Febre Amarela. Esta medida permitiu que a população retirasse o documento em Caxias do Sul, evitando o deslocamento para a cidade de Porto Alegre. Em seis meses de funcionamento, a SMRHL emitiu 2,4 mil certificações.

A prefeitura também investiu em projetos que auxiliaram na contenção de gastos. Em 2018, a administração economizou R$ 654 mil assumindo a instalação, manutenção e programação dos sistemas de alarmes dos prédios públicos. Anteriormente, o trabalho era efetuado por uma empresa terceirizada. Além disso, a SMRHL está padronizando o modelo novo de alarme, que já gerou economia de aproximadamente R$ 10 mil para a cidade.

A criação da Unidade Gestora de Energia Municipal (Ugem) também trouxe resultados positivos. Com a execução do plano de revisão tarifária nas contas de energia, em apenas uma conta de luz foram economizados R$ 16 mil nos últimos três meses do ano, além da adequação nos contratos com a concessionária responsável pelo serviço.

“Nosso trabalho de relacionamento e planejamento com os servidores municipais resulta em um melhor atendimento à comunidade caxiense. Isto é gerado pela construção de projetos que visaram à economia do dinheiro público e o aperfeiçoamento das sistemáticas de trabalho. As ações permitem ao Município utilizar os recursos economizados em áreas apontadas como prioritárias pela população”, enfatiza a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi. “Iniciamos 2019 muito motivados porque o planejamento que desenvolvemos começou dar frutos”, finalizou.

Assessoria de Imprensa - SMRHL