1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Fevereiro

Prefeitura lança licitação para manutenção das estações centrais de ônibus

Investimento visa à melhoria nas estruturas para os usuários do transporte público

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul realizará no dia 26 de fevereiro a tomada de preço para a contratação de uma empresa visando à execução de serviços de recuperação, manutenção e conservação das 49 estações de ônibus em 14 ruas do Centro e de bairros do entorno. O objetivo do processo licitatório é permitir que os terminais passem por melhorias na infraestrutura e na segurança dos usuários do transporte coletivo urbano, levando mais conforto e comodidade à comunidade.

A avaliação da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), responsável pelas estruturas, é que os terminais carecem de reparos, uma vez que se encontram em mau estado de conservação e limpeza, com desgaste na pintura e com diversas partes quebradas. Também estão previstas ações para melhorar as estruturas das estações e a iluminação dos locais, com a substituição de lâmpadas, por exemplo. A licitação prevê também material, mão de obra e equipamentos para a execução do serviço.

A contratação da empresa, por 12 meses, está orçada em R$ 670 mil e será financiada com recursos do Fundo Municipal de Transportes (Funtran). Previsto no edital de concessão do serviço desde 2000, o fundo recebe 1% do faturamento bruto da empresa concessionária do transporte público na cidade e a prefeitura investe, conforme prevê a lei, em melhorias no serviço. É deste mesmo fundo que são custeadas a manutenção das Estações Principais de Integração (EPIs) Imigrante e Floresta.

O edital do Pregão Presencial n.º 29/2019 estará disponível em breve no site da prefeitura. O pregão, do tipo menor preço, acontece no dia 26 de fevereiro, às 9h, na Central de Licitações (Cenlic), junto ao Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, bairro Exposição).

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Localização das paradas

  • Avenida Júlio de Castilhos (entre a Conselheiro Dantas e a Humberto de Campos)
  • Avenida Itália (próximo às ruas Teixeira Mendes e La Salle)
  • Avenida Rossetti (próximo à rua Moreira Cesar)
  • Rua Sinimbu (próximo às ruas Coronel Flores, Visconde de Pelotas, Alfredo Chaves, Pedro Tomasi, Vereador Mario Pezzi, Treze de Maio, Angelina Michelon, Moreira Cesar e Marquês do Herval)
  • Rua Pinheiro Machado (próximo às ruas Vereador Mário Pezzi, Andrade Neves, Borges de Medeiros, Moreira Cesar, Feijó Junior, Dr. Bozano, Henrique Cia, Visconde de Pelotas e Marechal Floriano)
  • Rua Treze de Maio (próximo à rua Pinheiro Machado)
  • Pio XII (próximo às ruas Evaristo de Antoni e Ângelo Chiarello)
  • Rua Moreira Cesar (próximo às ruas Balduino D’Arrigo, Mariana Prezzi, Guilherme Adamatti, Ernesto Alves, Pinheiro Machado com a Bento Gonçalves, Avelino Adamatti e José de Carli)
  • Rua Garibaldi (próximo às ruas Dal Canalle, Dezoito do Forte e Antônio Prado)
  • Rua Marechal Floriano (próximo às ruas Tronca, Antônio Prado, Dezoito do Forte, Sinimbu, Pinheiro Machado, Ernesto Alves, José Soares de Oliveira e Isidoro Mari)
  • Rua Visconde de Pelotas (próximo às ruas Carlos Dutra Viana e Duque de Caxias)
  • Rua Bento Gonçalves (próximo às ruas Visconde de Pelotas, Dr. Montaury e Marechal Floriano)
  • Rua Feijó Júnior (próximo à avenida Júlio de Castilhos)
  • Rua Dr. Montaury (entre a Bento Gonçalves e a Pinheiro Machado)

Assessoria de Imprensa - SMTTM