1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Fevereiro

Reunião entre prefeitura e órgãos de segurança traça os últimos detalhes do carnaval de rua de Caxias do Sul

Participantes alinharam o planejamento da folia com blocos e agremiações nesta terça-feira

Atualizada dia

Há poucos dias do início do carnaval de rua em Caxias do Sul, com eventos agendados entre os dias 16 de fevereiro e 15 de março, a prefeitura se reuniu com órgãos de segurança, blocos e agremiações para alinhar os últimos detalhes. O encontro, na manhã desta terça-feira (12/02), tratou dos trajetos a serem ocupados pelos cortejos, com a necessidade do bloqueio de vias; do policiamento ostensivo; além do reforço sobre comércio e consumo ilegal de bebidas alcoólicas por menores de idade.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Róger Ruffato

Foto por Róger Ruffato

Foto por Róger Ruffato

Foto por Róger Ruffato

O Município prestará apoio operacional para a realização do carnaval de rua 2019, com serviços de diversas secretarias municipais, como da Cultura (SMC); do Urbanismo (SMU); de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM); de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS); e da Saúde (SMS). As equipes da SMTTM estão estudando os possíveis bloqueios de trânsito mediante os pedidos dos blocos. As alterações serão divulgadas pela secretaria mais próximo dos eventos.

As festividades seguem as diretrizes do decreto nº 19.736, de agosto de 2018, que estabelece normas para a realização de eventos em caráter temporário no município. A partir da legislação, não existe o repasse direto de verbas da prefeitura para a realização de eventos temporários. Entretanto, blocos e agremiações devem captar mais de R$ 166 mil, neste ano, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).

Participaram do encontro desta manhã na Biblioteca Parque, junto à SMC, servidores da Guarda Municipal, da Fiscalização de Trânsito, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de representantes do Corpo de Bombeiros, Bloco da Velha, Bloco da Ovelha, Bloco do Luizinho e Bloco Afro Navio Negreiro.

Programação

16 de fevereiro

Pré-carnaval Bloco da Ovelha – Praça das Feiras – em caso de chuva, será dia 17/02

23 de fevereiro

Escola de Samba Acadêmicos do Arsenal - 14h – bairro Vale da Esperança – Em frente a sede da Escola

02 de março

Carnaval do Luizinho - 15h – Jacob Luchesi, n° 3074, bairro Cohab

Bloco da Ovelha - 12h – rua Tronca, n° 3483, bairro Rio Branco, e após, concentração na Praça das Feiras

03 e 05 de março

Bloco da Velha - rua Dom José Barea, entre a rua Andrade Neves e Treze de Maio

09 de março

Escola de Samba Filhos de Jardel - 14h – Fechamento da rua Assis Brasil, esquina Humberto de Campos e Nestor Moreira, bairro Jardelino Ramos

Bloco da Farofada – 16h – Praça de Galópolis – processo ainda em tramitação

10 de março

Escola de Samba Incríveis do Ritmo - 15h – Na área verde em frente a sede da Escola – rua Luiz Francescutti, n° 2044, bairro Pioneiro

15 de março

Bloco Afro Navio Negreiro – 20h – Praça Dante Alighieri, com deslocamento até a Estação Férrea

Assessoria de Imprensa - SMC