1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Fevereiro

Samu e Transporte de Apoio da Secretaria da Saúde já operam com frota nova

Oito veículos de suporte básico e um de suporte avançado estão a serviço da comunidade

Atualizada dia

As novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do setor de Transporte de Apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já estão em operação. Os nove veículos chegaram à SMS no decorrer desta quinta-feira (28/02), aptas ao atendimento da comunidade.

A prefeitura investiu R$ 1,9 milhão na compra dos carros. Oito são de suporte básico e um, de suporte avançado. Cinco foram destinados ao Samu (quatro básicas e uma avançada) e quatro ao Transporte de Apoio (básicas). Com essa aquisição, o Executivo renovou a frota completa de ambulâncias.

Os veículos foram entregues ao Município pelo prefeito Daniel Guerra, em 22 de fevereiro, durante a abertura da Festa Nacional da Uva. Logo depois, providenciou-se o emplacamento. Agora, todos já estão liberados para o transporte de usuários.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Ambulância chegando à Secretaria da Saúde

Foto por Renata Pastro

Veículos já estão prontos para atender a comunidade

Foto por Renata Pastro

Ambulância para o transporte de apoio

Foto por Renata Pastro

Thyago Anzolin Coser, diretor-geral do Samu, explica que a substituição da frota foi feita aos poucos, no decorrer desta tarde, já que os serviços não podiam ser interrompidos. As equipes de trabalho levaram as ambulâncias antigas da SMS para o estacionamento da Secretaria Municipal de Obras, uma por vez. No local, faziam a troca dos equipamentos e materiais médico-hospitalares para os novos veículos e retornavam à SMS. “Ter uma frota nova beneficia a todos, usuários e profissionais da saúde. Significa mais qualidade e, principalmente, segurança no atendimento prestado à população. Já tivemos episódios de falha mecânica nos veículos durante o atendimento de uma ocorrência. Agora, esse risco é minimizado”, afirma.

A recomendação dos órgãos de segurança é a troca das ambulâncias a cada cinco anos. No entanto, a idade dos veículos de apoio já chegava a 12 anos e a dos Samu, a oito. Alguns dos carros antigos, mas que estão em melhor estado, serão mantidos com manutenção para reserva dos serviços.

Assessoria de Imprensa - SMS