1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Fevereiro

Smel oferece diversos programas gratuitos para o público idoso

Atividades retornam no dia 25 de fevereiro e ajudam no desenvolvimento da força muscular e equilíbrio

Publicada dia

Os programas para idosos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) já estão com os cronogramas fechados de aulas. Assim, quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato com a Smel pelo telefone (54) 3901.1265 e se informar sobre locais e horários. As inscrições são feitas presencialmente no próprio lugar das atividades.

As aulas iniciam a partir do dia 25 de fevereiro. Ações, como o MAT Pilates, Ginástica Sênior e o programa de Câmbio, são oferecidos pela Smel com o intuito de incentivar a prática de exercícios físicos para a população caxiense acima dos 50 anos de idade. Todos os programas são gratuitos e acontecem semanalmente.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Acervo Smel / Mateus Argenta

Foto por Acervo Smel / Mateus Argenta

Foto por Acervo Smel / Mateus Argenta

O professor da Smel, Alexandre Silvestrin, ressalta que a prática de exercícios nessa faixa etária ajudam no desenvolvimento da força muscular e no aumento da resistência cardiorrespiratória.

“Através da força e potência muscular, os exercícios físicos auxiliam no reflexo, na capacidade funcional e na realização das atividades de vida diárias dos idosos, além de ajudar a evitar quedas e fraturas”, pontua.

Veja abaixo o que cada programa oferece:

Câmbio: O programa de Câmbio é focado na prática de esportes convencionais com adaptações para quem pratica, mas as regras se mantém nos moldes originais. Os encontros são realizados em espaços disponibilizados gratuitamente pela comunidade.

MAT Pilates: Os fundamentos desenvolvidos com a prática de pilates são a flexibilidade e o equilíbrio, através de exercícios de baixo impacto. São atividades funcionais e terapêuticas que visam o envelhecimento saudável. A média de duração das aulas é de 50 minutos.

Ginástica Sênior: Esse programa trabalha flexibilidade, agilidade, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório para o público acima dos 54 anos. Os benefícios da prática são a melhora da capacidade física e da resistência muscular de forma homogênea. As aulas são realizadas em ambientes variados, como centros comunitários, salões paroquiais, ginásios e clubes.

Conviver: Diferente dos outros programas, o Conviver foca em atividades sócio-afetivas para a terceira idade. Os encontros semanais oferecem ações, que têm como prioridade aspectos físicos, biológicos e sociais. São 76 grupos espalhados por Caxias do Sul e as reuniões acontecem em diversos espaços comunitários.

Assessoria de Imprensa - Smel