1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Fevereiro

Vigilância Ambiental identifica terceiro foco do Aedes aegypti em Caxias do Sul

Larvas do mosquito foram encontradas no bairro Salgado Filho

Atualizada dia

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) identificou mais um foco do Aedes aegypti em Caxias do Sul. As larvas foram encontradas em quatro pneus descartados de forma indevida em via pública, no bairro Salgado Filho, na última sexta-feira (08/02). Esse é o terceiro foco registrado no Município neste ano. Anteriormente, dois já haviam sido localizados no bairro Esplanada. Como ocorre habitualmente, os agentes inspecionarão imóveis situados num raio de até 300 metros de distância do novo foco, visando à completa eliminação de criadouros do mosquito.

Quinzenalmente, a Vigilância Ambiental monitora cerca de 230 pontos estratégicos da cidade, como floriculturas e borracharias, que são locais mais propícios ao acúmulo de água parada. Os agentes ainda visitam rotineiramente outros imóveis residenciais, comerciais e industriais, como medida de combate ao inseto transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Segundo Rogério Poletto, coordenador da Vigilância Ambiental, também está em andamento o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Cerca de 6,5 mil imóveis devem ser inspecionados durante esse trabalho. Para denunciar possíveis criadouros do mosquito, a população pode entrar em contato por meio do “Alô, Caxias”, pelo número 156.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Foto por Lucas Boeira

Foto por Lucas Boeira

Foto por Lucas Boeira

Foto por Lucas Boeira

Foto por Lucas Boeira

Dicas para evitar o mosquito da dengue

- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
- Recolher o lixo do pátio;
- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (tem custo de R$ 1,65 por pneu, para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);
- Tampar caixas d''água;
- Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
- Limpar as calhas;
- Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;
- Eliminar os pratinhos das plantas.

Assessoria de Imprensa - SMS