1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Março

Cozinha Comunitária do Canyon beneficia cerca de 65 famílias de Caxias

Unidade de alimentação e nutrição produz seis mil refeições gratuitas de segunda a sexta-feira

Atualizada dia

A Cozinha Comunitária do loteamento Canyon, em Caxias do Sul, está beneficiando atualmente cerca de 65 famílias com seis mil refeições mensais. A unidade de alimentação e nutrição funciona de segunda a sexta-feira sob forma de viandas. Todos os dias a família leva o recipiente até a cozinha às 9h e pode buscar com alimentos a partir das 11h. A iniciativa é coordenada pela gerência de Segurança Alimentar e Inclusão Social da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).

“Acreditamos muito neste trabalho, pois passamos por um período econômico muito crítico, no qual temos números elevados de desempregados. Esse projeto assegura que as famílias em situação de desemprego e pobreza possam garantir o mínimo para sua sobrevivência: uma alimentação equilibrada. A Cozinha Comunitária vem transformando histórias de vida”, exaltou a assistente social da Smapa, Tainara Hanke da Rosa.

As viandas são destinadas a famílias que estão em vulnerabilidade social, com prioridade para grupos com crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, inclusive que moram sozinhas. Para garantir a alimentação, as famílias passam por uma análise socioeconômica feita pela equipe da Cozinha. Os novos cadastros são realizados sempre às quintas-feiras, a partir das 9h. É necessário levar RG e CPF de todos os integrantes do grupo familiar. O local fica na rua da Esperança, prédio 02, no Canyon.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Clara Baratto Sant'Ana

Foto por Clara Baratto Sant'Ana

A Cozinha Comunitária faz a diferença na vida de Dejanira Antônia Guarda, 45 anos, moradora do Canyon. “Ajuda muito, porque assim eu consigo equilibrar o orçamento da casa. Sustentar uma família com apenas um salário não é fácil”, desabafou. O projeto é fundamental também para Antônio Carlos da Silva Soares, 33 anos, também morador da comunidade. “Estou sem trabalho e essa comida é muito importante para a minha família. Desta maneira tenho possibilidade de alimentar os meus filhos pequenos”, contou.

Pesquisas realizadas pela assistência social da Smapa mostram que os usuários têm grande dificuldade de inserção no mercado de trabalho. 30,29% deles possuem o Bolsa Família como renda única e estão abaixo da linha da pobreza (até R$ 89,00 per capita). “Isso quer dizer que grande parte dos grupos familiares possuem problemas sociais graves que estão sendo amenizados com a ajuda do projeto das Cozinhas Comunitárias da prefeitura”, explica Tainara.

A prefeitura também conta com a Cozinha Comunitária do Mariani, que atende na modalidade de restaurante e serve 2,4 mil refeições gratuitas mensais. Cerca de 28,8 mil pessoas são atendidas por ano, de segunda a sexta-feira. O local fica na rua Claudiomar da Cruz, nº 22, no Mariani.

Assessoria de Imprensa - Smapa