1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Março

Mulheres ocupam 70% das vagas no serviço público municipal de Caxias

Elas são responsáveis por 59% dos cargos gerenciais da administração direta

Atualizada dia

A colocação profissional das mulheres tem sido um dos grandes temas no que diz respeito à independência e igualdade de direitos em relação aos homens. Dados da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) apontam que as mulheres são maioria na administração direta, inclusive nos cargos de chefia.

A Prefeitura de Caxias do Sul conta com o trabalho de 4.720 mulheres e 1.984 homens, totalizando 6.704 pessoas. Ou seja, as servidoras ocupam 70% do total das vagas. O número representa avanços significativos se comparado ao levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que as mulheres estão ocupando 43% das vagas do mercado formal de trabalho no país. Os dados do Município também retratam a ocupação de cargos gerenciais. Embora ainda exista diferença proporcional, também foi registrado um aumento de ocupação feminina.

“Esses números são um reflexo da evolução da mulher no mercado de trabalho. Ainda temos que avançar, ao mesmo tempo é possível afirmar que o funcionalismo público de Caxias do Sul serve de exemplo para outras empresas e instituições”, analisou a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi. No primeiro escalão do executivo, há equilíbrio entre mulheres e homens. O Município possui 18 secretarias: nove são lideradas por homens e nove por mulheres.

A questão salarial é outro diferencial do serviço público, já que a remuneração considera o cargo ocupado, por isso não há disparidade, diferente da situação nacional, na qual as mulheres recebem 86% do valor pago para homens que ocupam o mesmo cargo. Outro apontamento da SMRHL diz respeito ao processo de ingresso, que no serviço público ocorre através de concurso, oferecendo igualdade de oportunidade, indiferente ao sexo.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Vânia Cassol

Foto por Adriano Chaves

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Bate-papo

O assunto motiva o bate-papo “O papel da mulher no serviço público”, que será realizado nesta sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a partir das 14h, no auditório do Centro Administrativo. A primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra; a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi; da Fazenda, Magda Wormann e da Coordenadoria da Mulher, Janete Thomé, falarão sobre as conquistas e desafios das servidoras. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.

Assessoria de Imprensa - SMRHL