1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Março

Prefeitura beneficia interior de Caxias com rede trifásica de R$ 400 mil

Famílias da Linha Sebastopol estão sendo contempladas com investimento na agricultura familiar

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul segue fazendo investimentos no interior de Caxias do Sul. Os moradores de cerca de 15 famílias da Linha Sebastopol estão sendo beneficiados com quase R$ 400 mil em rede trifásica. A obra é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), o governo estadual e a Rio Grande Energia (RGE), que executou ações estruturais (colocação de postes e fios). A rede já está funcionando.

Rede trifásica é o abastecimento de uma forte potência de energia, geralmente utilizada em empresas ou agroindústrias, permitindo o uso de vários equipamentos que necessitam de uma grande demanda de eletricidade. “Com a chegada da rede trifásica em Sebastopol estamos possibilitando o fortalecimento da agricultura, pois nós sabemos a importância desta atividade para a população caxiense, uma vez que ela é uma das bases para o município”, destacou Camila Sandri Sirena, titular da Smapa.

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por Ruan Alves

Foto por Ruan Alves

Foto por Ruan Alves

Foto por Ruan Alves

Foto por Ruan Alves

Foto por Ruan Alves

Foto por Ruan Alves

Foto por Ruan Alves

A implantação da rede beneficia a agricultura familiar porque viabiliza instalações de irrigadores para plantações e câmaras frigoríficas, possibilitando um aumento da produção e, consequentemente, da qualidade dela. “Isso favorece a comercialização frequente na Feira do Agricultor, no Ponto de Safra e na Ceasa Serra, por exemplo. O projeto também incentiva a permanência das famílias no campo”, completou Camila.

Airton Schwantes, 50 anos, é morador de Sebastopol e produz hortifrutigranjeiros como repolho, alface e tomate. Schwantes elogiou o trabalho realizado na localidade. “Foi a melhor coisa que está acontecendo aqui. Agora podemos construir um irrigador para manter as plantações bem cuidadas. O nosso vizinho também queria fazer um moedor e, com esse auxílio, ele vai conseguir”, contou.

O consumidor que quiser adquiri-la precisa entrar em contato com a RGE, pedindo o aumento da carga.

Assessoria da Imprensa - Smapa