1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Março

Prefeitura oferece informações turísticas e históricas durante a Festa da Uva 2019

Casa Institucional e Casa da Comunicação funcionam junto às réplicas de Caxias de 1885

Atualizada dia

Em espaços institucionais, a Prefeitura de Caxias do Sul presta diferentes serviços aos visitantes da Festa da Uva 2019. Localizadas junto às réplicas da avenida Júlio de Castilhos de 1885, no Parque de Eventos, a Casa Institucional e a Casa da Comunicação oferecem informações importantes para quem visita a Festa. Na primeira, a Secretaria Municipal do Turismo (Semtur) divulga os roteiros turísticos da cidade, esclarecendo dúvidas sobre as localidades e empreendimentos. Na segunda, a equipe da Coordenadoria de Comunicação Social apresenta a exposição “#FestaNaPrefa”, retratando em imagens o período em que o evento ocorreu no prédio onde hoje é o Centro Administrativo Municipal.

Os servidores do Executivo estão identificados no parque com camisetas azuis, com a marca #PrefaNaFesta. Os visitantes são estimulados a postar fotos com essa tag. A exposição da Casa da Comunicação leva o nome contrário, por mostrar como o evento já ocorreu na prefeitura. A primeira fotografia mostra o prefeito de 1931, Miguel Muratore, com a família, na exposição de uvas que marcou o início da história. As fotografias retratam as estruturas provisórias montadas na Praça Dante Alighieri ao longo da década de 30, até a inauguração do prédio do Centro Administrativo, chamado à época de Feira Industrial, em 1954. As imagens históricas são comparadas com imagens atuais, feitas em ângulos semelhantes, para mostrar a evolução ao longo do tempo. As fotos retratam presidentes de diferentes épocas marcando presença na Festa. Nos anos 70, aparece o crescimento do evento e a construção do Parque Mário Bernardino Ramos, finalizado em 1975.

Visitantes podem conferir história da Festa da Uva no prédio da prefeitura

Foto por Mateus Argenta

A Casa da Comunicação também expões objetos que fazem parte da coleção do Museu Municipal de Caxias do Sul. São itens de cozinha, como bules esmaltados, gamelas e panelas dos primeiros imigrantes. Estão disponíveis, ainda, aventais, lenços e chapéus para fotos. Eles estão guardados em um baú trazido pelos imigrantes italianos, outra peça do museu colocada em exposição.

O aposentado João Manuel da Silva Viegas, de 62 anos, veio de Triunfo passear na Festa da Uva com a família. Ele conta que sempre teve curiosidade em visitar o evento, mas que nunca tinha tido a oportunidade. “Eu era caminhoneiro e passava por aqui, via as placas indicando o caminho para a Festa da Uva, mas não podia participar, porque levava móveis produzidos na região até Manaus, numa longa viagem de 13 dias. Neste ano, convidei a família para o passeio e viemos a Caxias do Sul. Achei muito boa a exposição das imagens antigas e principalmente a recepção. É algo que me surpreendeu”, comenta. A esposa, Ozilda Oliveira da Silva, de 58 anos, também aprovou a visita. “Eu amei ver esses objetos antigos. Dá até vontade de tocar neles”, conta.

O controlador de produção Alcenil da Silva, de 47 anos, mora há 30 em Caxias do Sul e também conferiu a exposição #FestaNaPrefa. “Eu não sabia que a Festa da Uva acontecia no prédio onde hoje é a prefeitura. Achei muito bacana. Também gostei muito de saber que a exposição de uvas desse ano remete à edição de 1931. Quando vi a fotografia, fiquei até emocionado. Às vezes, não sabemos de onde vêm as coisas, mas tudo tem uma história”, conta.

Vinda de São Leopoldo, Maria de Lourdes Cardoso, de 59 anos, aproveitou o sábado com a família nos pavilhões. Ela prestou bastante atenção às explicações sobre o evento. “Gostei muito da história. Está tudo muito bonito, a cidade é muito bonita. Valorizar a cultura é muito importante para aprendermos como tudo começou. É como se a gente revivesse toda a história”, conta a aposentada.

Galeria de imagens
1 de 9 imagens

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Foto por Mateus Argenta

Casa Institucional oferece informações turísticas

Foto por Mateus Argenta

Casa Institucional oferece informações turísticas

Foto por Mateus Argenta

Casa Institucional oferece informações turísticas

Foto por Mateus Argenta

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias do Sul