A Secretaria Municipal da Educação (Smed) promoveu uma formação sobre saúde mental para professores da rede municipal de ensino, de 25 a 28 de março. O encontrou foi ministrado pela psicóloga clínica Débora Fava. O objetivo da proposta foi demonstrar aos docentes os princípios de uma abordagem psicoterápica a fim de melhorar a interação com os estudantes.
“A ideia não é desenvolver mais um manual para o professor ficar aplicando em sala de aula, mas sim que ele fique dotado de um conhecimento que vá facilitar a interação dele com as crianças, que vá prevenir problemas de comportamento e melhorar os que já existem”, explica Débora. Nos primeiros momentos do encontro, os docentes trabalharam questões de pensamento e emoção das crianças e foram convidados também a refletir sobre seus próprios sentimentos e níveis de bem-estar.
Foto por Carolina Canton
Foto por Carolina Canton
Foto por Carolina Canton
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Para Aline Messias Oliveira, professora da Escola Municipal Zélia Rodrigues Furtado, a formação foi interessante, pois trouxe uma nova perspectiva para os professores, fazendo-os pensar em si mesmos para depois conseguir ajudar os estudantes. “O autoconhecimento é essencial para que depois a gente consiga conhecer e compreender o estudante, e saber, de fato, qual é a melhor intervenção que temos que escolher para lidar com aquele problema, com aquele comportamento ou desvio de conduta que a criança venha apresentando. Muitas vezes, esses desvios nem são na sala de aula, são no recreio ou nos espaços fora de sala, mas que nós professores ajudaremos resolver”, conta.
Para a psicóloga, falar de saúde mental dos estudantes é falar também da saúde mental dos professores. “Ultimamente, com tantos problemas difíceis que estamos percebendo, é essencial trabalhar emoções e comportamento no âmbito da sala de aula”, resume a profissional.
Foto por Renata Zanatta
Foto por Renata Zanatta
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Assessoria de Imprensa – Smed