1. Início
  2. Notícias
  3. 2019
  4. Março

Sala do Empreendedor completa um ano com oferta de capacitações gratuitas à comunidade

Atividades ocorreram nas tardes de quinta e sexta-feira (28 e 29/03) no auditório da prefeitura

Atualizada dia

A Sala do Empreendedor da Prefeitura de Caxias do Sul completou um ano de funcionamento nesta semana. Para estimular ainda mais os empresários do município, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/03), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) promoveu palestras gratuitas sobre assuntos relacionados ao cotidiano dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Foram abordados temas referentes à Vigilância e Licenciamento Sanitário, expedição de Alvará de Saúde e legislação, além do depoimento de cases de sucesso.

Na sexta-feira (29/03), uma solenidade também marcou a passagem da data comemorativa. O prefeito Daniel Guerra, acompanhado de diversos secretários municipais, participou do evento. “A Sala do Empreendedor só é possível graças à união das unidades e à participação da classe empresarial. É um projeto sólido, que independentemente de questão ideológica, gera um legado e uma continuidade. Estamos fortalecendo a economia, gerando emprego e renda e estimulando a vocação empreendedora da cidade”, resumiu.

“A Sala do Empreendedor comemora esses 23 mil atendimentos no seu primeiro de ano de operação porque é fruto da construção de muitas mãos, servidores, lideranças empresariais e a comunidade empreendedora. Resultados práticos que ajudaram na formação de novos negócios. Continuaremos aperfeiçoando a Sala para um atendimento sempre em melhoria contínua à comunidade caxiense”, disse Emílio Andreazza, titular da Sdete.

“Reconhecemos que a prefeitura está desburocratizando serviços e a Sala do Empreendedor é um exemplo evidente. As pessoas precisam saber as atividades e o trabalho que é desenvolvido aqui. A abertura da Sala aumentou a cobertura dos pequenos negócios em 30% aqui na região, o que nos ajudou muito”, ressaltou Cláudio Peiter, gerente regional do Sebrae Serra Gaúcha.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

Foto por Adriano Chaves

A solenidade ainda contou com uma apresentação da escola de música Teclas & Cordas. Na ocasião, também foi exibido um vídeo comemorativo com a participação de alguns MEIs de sucesso. Representantes do Procon Caxias do Sul, de entidades e sindicatos também prestigiaram o evento.

A Sala do Empreendedor foi inaugurada no dia 27 de março de 2017 para desburocratizar serviços e facilitar a vida dos empreendedores caxienses. Desde então, mais de 23,1 mil serviços foram prestados, como declarações de faturamento, abertura e baixa de empresas, credenciamento de Nota Fiscal Eletrônica, alteração cadastral e emissão de boletos, entre outros.

O espaço fica no terceiro andar do Centro Administrativo, junto à Sdete. A Sala funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Toda quarta-feira também há atendimento técnico para orientações das secretarias municipais do Meio Ambiente (Semma), Urbanismo (SMU) e da Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária. Esse serviço acontece mediante agendamento pelo telefone (54) 3218.6000, ramais 6462 e 6451.

Palestras

Gabriela Mathias Garin, do Sebrae, ministrou a primeira palestra da quinta-feira, tirando dúvidas sobre os MEIs. “Os benefícios de se formalizar como MEI são muitos, como a isenção de taxas sobre a nota fiscal emitida, já que o único imposto pago pela classe é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) com um valor fixo mensal. Também existe a concessão do alvará provisório, o que garante o funcionamento imediato da empresa”, resumiu a técnica.

Foto por Adriano Chaves

Em seguida, Isabel Saturmina, da Vigilância Sanitária da SMS, falou sobre os cuidados sanitários necessários para obter o Alvará de Saúde. “Para o microempreendedor é essencial ter o alvará, pois garante a qualidade do produto ou serviço oferecido. Se uma empresa tem o alvará, o cliente tem ainda mais confiança naquilo que está comprando ou contratando”, salientou. A fiscal sanitária também lembrou que a população pode colaborar com o trabalho da Vigilância, fazendo denúncias através do Alô, Caxias no telefone 156.

Foto por Adriano Chaves

O representante da Associação de Empresas de Pequeno Porte do RS (Microempa), Éverton André Alves, explanou sobre estratégias de venda e marketing e como aplicar esses conhecimentos na microempresa. “Além de oferecer uma boa mercadoria, é preciso promover uma boa experiência de consumo para o cliente. Isso inclui conhecer muito bem o que faz ou vende, ouvir e entender o que o consumidor quer e saber resolver os problemas que ele pode apresentar sobre o serviço ou o produto”, ensinou o consultor comercial.

Foto por Adriano Chaves

Já Tiarlis Gonçalves e Mariana Ramos, da Sauce Tasty, falaram sobre o desafio de empreender, que envolve fazer algo muito difícil e arriscado. “É desprender-se de um estilo de vida e lutar com unhas e dentes por um sonho ou uma ideia. É superar dificuldades e transformar ideias em um propósito de vida, transformar projetos em legados”, resumiu Tiarlis. O casal começou a planejar o negócio em 2016, que se formalizou por meio da Sala do Empreendedor. A Sauce Tasty já ganhou o Prêmio Jovem Talento Empreendedor, entregue pela prefeitura.

Foto por Adriano Chaves

Michele Alves, 38 anos, prestigiou as palestras e elogiou a Sala. “Os assuntos de todos os bate-papos foram muito válidos e importantes. Mesmo para quem já é MEI, como eu, sempre tem alguma coisa que ainda não sabemos ou que deixamos passar. Essas palestras e a Sala do Empreendedor nos ajudam muito nisso, tirando nossas dúvidas. Sempre venho à Sala buscar mais orientação e informação sobre empreendedorismo”, afirmou a microempreendedora, que produz massas artesanais.

Assessoria de Imprensa - Sdete